Legislação aplicada à informática

Páginas: 2 (398 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
1. Assinale a opção INCORRETA, e justifique por escrito em um texto de no mínimo 15 linhas: (2,0 pontos)
a. ( ) A lei começará a vigorar em todo os país 45 dias após oficialmente publicada, salvodisposição em contrário.
b. ( ) A analogia jurídica consiste em aplicar, a um caso não previsto pelo legislador, uma norma que se aplica a caso semelhante, tendo o objetivo de suprir lacunas deixadaspela Lei.
c. ( ) Costumes são a forma que o povo trata determinado assunto, com base nos conceitos dos antecessores sobre o mesmo assunto, sem que nada tenha sido escrito sobre este mesmo assunto.d. (X) Os princípios gerais de Direito são regras escritas, que dão sustentação às Leis.
e. ( ) A hierarquia das leis, no Brasil, tem em seu ápice a Constituição à qual todas as outras formaslegais se subordinam.

A opção é incorreta porque os princípios gerais de Direito são regras elementares “não” escritas, que dão sustentação às normas escritas, compondo o sistema jurídico como baseremanescente do direito natural, são os alicerces do ordenamento jurídico, informando o sistema independentemente de estarem positivamente em norma legal.
Os princípios gerais são enunciados normativos,de valor muitas vezes universal, que orientam a compreensão do ordenamento jurídico no tocante à elaboração, aplicação, integração, alteração ou supressão das normas, enfim representam o núcleo dosistema legal, constituem uma reminiscência do direito natural como fonte.
Expostas as fontes, a hermenêutica manda que a aplicação das fontes respeite certas regras, de maneira a levar o aplicador dodireito à melhor solução oferecida pelo ordenamento aos casos que se apresentem.
Especialmente deve ser observada a hierarquia das fontes, visto que não se concebe a aplicação das normas jurídicas aesmo, devendo ser observada a prioridade ditada pela importância das normas dentro do sistema, da mesma forma ocorrendo com as fontes de cada ramo jurídico.
Princípios gerais de direito são também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Legislacao Aplicada a Informatica
  • Legislação aplicada à informática
  • Legislacao Aplicada a Informatica
  • Crítica legislação aplicada a informática
  • Ad legislação aplicada a informatica
  • Trabalho Legislação Aplicada a Informática
  • Legislação aplicada a informática
  • LEGISLAÇÃO APLICADA A INFORMÁTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!