Legal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Português

Pré Prova BB

Pré-prova BB FCC!
Prof. Carlos Zambeli

Pontuação
Ordem Direta – não há pontuação interna.
Sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial
Aposentado reclama do atendimento no banco!

Prof Carlos Zambeli

Português

Pré Prova BB

Cuidados
a) Expressões intercaladas! b) Orações adjetivas restritivas ou explicativas
pronome relativo

c) Adjuntosadverbiais deslocados

Está inteiramente correta a pontuação da frase: (A)A adolescência hoje, não apenas começa mais cedo, como também ameaça não terminar nunca indo até a velhice. (B)O mercado que tem leis tão oportunistas quanto implacáveis, sabe como alimentar essa idolatria, e tirar dela todo o proveito. (C)Deve-se destacar entre as conseqüências geradas por tal idolatria, o fato de que, aexperiência dos mais velhos já não goza de prestígio. (D)Atualmente, aqueles que, por qualquer razão, não se dediquem ao culto da eterna juventude acabam sendo estigmatizados. (E)Julga o autor do texto que, o natural medo de envelhecer, de adoecer e o morrer esteja na raiz mesma, desse culto obsessivo do “ser jovem”.

Prof Carlos Zambeli

Português

Pré Prova BB

Está inteiramente correta apontuação da frase: (A)Podem os espíritos ser nobres mas, se a carne é fraca, aquela nobreza sem dúvida, deixará de ter consequências práticas.
(B)Já que nada volta para a gente não adianta mesmo pagar; eis a conclusão a que chegou, o motorista, com quem conversava o autor do texto. (C)São vultosos os prejuízos, que causam os sonegadores, e os corruptos ao povo brasileiro, com os quais, seindigna o motorista. (D)Sonegadores e corruptos são, não há o que discutir, inimigos do povo brasileiro, pois só pensam em seus interesses particulares.

(E) Embora concorde em parte, com o motorista, o autor não deixa de notar que este age em contradição com o que fala.

Complementos verbais
V. Intransitivos V. Transitivos Diretos V. Transitivos Indiretos V. T. D. I. V. Ligação Sem complementos ODOI OD/OI Predicativo

Prof Carlos Zambeli

Português

Pré Prova BB

. ... já que os pesquisadores não analisaram a condição clínica dos participantes. (2o parágrafo) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima está na frase: (A) Entre elas está o colesterol alto ... (B) Uma das mais drásticas aconteceu na dieta. (C) ... o que eleva as taxas de colesterol. (D) ...praticamente desapareceram do prato das crianças brasileiras. (E) ... para ficar na frente da televisão ou do computador.

... que consomem 46% de toda a gasolina do planeta ... O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima está na frase: (A) ... o mundo sofre com a falta de capacidade de refino moderno ... (B) ... e outros adjacentes na Bacia de Santos vem em ótima hora ... (C)Outra oportunidade reside em investimentos maciços em capacidade de refino. (D) ... mas esta é uma tendência que se vem espalhando como fogo em palha. (E) ... para gerar produtos de alto valor ambiental.

Prof Carlos Zambeli

Português

Pré Prova BB

▪ Regência
• Preposição antes de pronome relativo
O livro a que me referi está “bombando”. O livro de que falei está “bombando”.

• ONDEx AONDE

(LUGAR)

Aonde vais? Onde estás? Li “Cinquenta Tons de Cinza”, onde aprendi muito. (errado) Li “Cinquenta Tons de Cinza”, em que / no qual aprendi muito. (certo)

Concordância verbal e nominal
1) Sempre o SUJEITO em 1º. Lugar 2) Haver = existir e ocorrer é impessoal 3) Existir e ocorrer são pessoais! Houve concursos! (OD) Ocorreram concursos! (sujeito)

Prof Carlos Zambeli Português

Pré Prova BB

As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase: (A) O olhar dos velhinhos que ficam horas nas janelas sempre expressaram seu interesse pelo mundo. (B) Pouca coisa, em meio a tantas novidades da vida moderna, são capazes de deixar perplexas as crianças de hoje. (C) Ninguém fica tanto tempo nas janelas das casas sem matutarem sobre o sentido do...
tracking img