Leffa resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEFFA, Vilson J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In Produção de materiais de ensino: teoria e prática. p.15 – 41. Pelotas: Educat, 2003
Disponível emhttp://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/prod_mat.pdf acesso em 12nov2011


A definição das atividades
A produção de materiais de ensino é uma área essencialmente prática. A teoria é importante na medida em que forneceo suporte teórico necessário para justificar cada atividade proposta, mas subjaz à atividade, podendo ou não ser explicitada. Quem prepara o material precisa ter uma noção clara da fundamentação sobrea qual se baseia, mas vai concentrar todo seu esforço em mostrar a prática, não a teoria. A teoria trabalha nos bastidores, a prática é o que aparece no palco. Um bom trabalho de bastidores dásegurança ao que é apresentado, permitindo inovações e até ousadias.

Produção de materiais não está centrada nem no professor nem no aluno; está centrada na tarefa.


Pg. 28
As atividades propostaspara o ensino de línguas têm sido tradicionalmente classificadas em quatro grandes áreas: (1) fala, (2) escuta, (3) leitura e (4) escrita. Os materiais podem ser preparados para cada uma dessashabilidades, em separado, ou de modo integrado, incluindo duas ou mais habilidades.

Pg 31
Ordenamento das atividades
Pode-se começar as atividades utilizando-se o critério das necessidades, ou seja,começa-se pelo que é mais necessário e útil para o aluno, com retorno mais imediato.

Pg 32
Uma maneira mais ampla e geral de ordenar as atividades baseia-se nos nove eventos instrucionais de Gagné,assim descritos:
Garanta atenção. Inicie despertando a curiosidade do aluno para o tópico da atividade. Conte uma história, mostre uma ilustração, faça uma analogia, conte uma anedota, cite umpensamento interessante.
Informe os objetivos. Deixe claro para os alunos o que eles vão aprender: “No fim dessa atividade, vocês vão saber como...”. Crie uma expectativa através dos objetivos.
Acione o...
tracking img