LEED

Páginas: 11 (2561 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
1. INTRODUÇÃO

A Construção Civil é uma atividade econômica, que vem assumindo cada vez mais importância na geração de riquezas para o país e é responsável pelo consumo de um grande número de materiais, emissão de gases e uso descontrolado de água e energia. A preocupação com o esgotamento de recursos naturais vem assumindo cada vez mais relevância e o interesse pela análise ambiental ganhoudestaque. Os países desenvolvidos investem cada vez mais no desenvolvimento sustentável agregado à construção civil.
Foram criados vários sistemas de avaliação para construção sustentável, entre eles, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design - Liderança em Energia e Planejamento Ambiental), que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental,desenvolvida por uma ONG nos Estados Unidos, a GBC (Green Building Council), visando a construção sustentável dos edifícios.
O LEED leva em conta o reaproveitamento de recursos e materiais ou a diminuição do impacto ambiental, visando também, a viabilidade econômica e social do empreendimento, fazendo uma avaliação de todo o ciclo de vida deste.
O sistema de certificação abrange sete dimensões e éaplicável a vários tipos de projetos, cada um deve obedecer a uma série de pré-requisitos e créditos para alcançar a pontuação mínima de 40 pontos, garantindo seu selo.
Segundo o GBC Brasil1, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de edificações em processo de certificação.
Neste presente trabalho será realizada uma abordagem sobre uma edificação que recebeu a certificação LEED no Brasil, a ArenaCastelão, em Fortaleza/CE, estabelecendo os parâmetros que a levaram à conquista do selo. Posteriormente será detalhado os critérios e procedimentos exigidos pela certificação para se alcançar um determinado crédito em uma edificação localizada em São Luis/MA.




2. ARENA CASTELÃO

A arena Castelão, localizada em Fortaleza, no estado do Ceará, é o terceiro maior estádio da Copa do Mundode 2014 e o primeiro a receber o selo LEED na América do Sul.
O Projeto foi elaborado pelo escritório de Arquitetura Vigliecca & Associados, onde o maior desafio foi projetar em cima de uma edificação existente à 40 anos. De acordo com a Revista AU aproveitou-se a estrutura original, reduzindo o custo da obra para 518 milhões de reais, um dos menores custos entre os estádios da Copa de 2014, e otempo de execução, que durou 20 meses. A área total do lote que sofreu intervenção foi de 230mil m²,.
Recebeu, oficialmente, o selo de sustentabilidade no dia 4 de fevereiro de 2014, pelas ações sustentáveis empregadas durante a obra de modernização da Arena, onde a sustentabilidade foi empregada em todo o ciclo de vida da obra.
Durante a execução do projeto, o Castelão seguiu rigorososcritérios de sustentabilidade e eficiência energética, com adoção de medidas e equipamentos que promoveram redução de impactos ambientais, como o reaproveitamento de estruturas já existentes.2
Para alcançar o selo de sustentabilidade, a Arena passou por rigorosos critérios sustentáveis e de eficiência energética. Alcançou dimensões como: espaços sustentáveis, consumo eficiente de água, energia,materiais e recursos e qualidade do ar interno.
No quesito espaços sustentáveis, ganhou destaque quanto ao transporte, onde o os dois pontos mais próximos às entradas podem ser acessados a pé num percurso de 400 metros. O projeto cuidou também de fornecer 5 % do total de vagas de estacionamento ofertado, demarcando como preferencial, para veículos que utilizam combustível alternativo (gnv, etanol,elétrico)3, e mais 5% do total, para veículos com a prática de carona solidária, diminuindo assim a emissão de gases poluentes, gerando um estimulo para que amigos utilizassem um único veiculo. Além disso, foi instalado um bicicletário para os funcionários do Estádio e da Secretaria de Esportes, estimulando a prática de transporte não poluente.
O estacionamento é todo coberto, usando materiais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LEED
  • Leed
  • Leed
  • Leed
  • LEED
  • LEED
  • Certificação LEED
  • AQUA E LEED

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!