Lectoescrita em alunos com dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MARANHÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ENSINO DE CIÊNCIAS
PROFESSORA: JANICE







REINO MONERA








SÃO LUIS – MA
2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MARANHÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA:ENSINO DE CIÊNCIAS
PROFESSORA: JANICE


REINO MONERA





SÃO LUIS – MA

2012








Introdução
Monera é um obsoleto reino biológico e o pioneiro na classificação científica dos outros cinco. Ele compreende em muitos organismos com organização celular procarionte (organismos unicelulares sem a membrana que envolve o núcleo – carioteca - e sem a presença de proteínasassociadas ao DNA). Embora, a distinção entre procariontes e eucariontes seja creditada a uma publicação de Eduard Chatton, em 1925 (apesar dele não enfatizar esta distinção mais do que outros biólogos de seu tempo), ela não foi notada até 1962.[2] Barkley, em 1939, criou o reino Monera dividido-o entre arqueófitas (Archeophyta), hoje chamadas de Cyanobacteria, e esquizófitas (Schizophyta), um termo quefoi muito usado pelos botânicos para se referir as bactérias.
Por esta razão, este reino foi algumas vezes chamado de Procariota ou Procariotae. Antes de sua criação, os seres vivos desta espécie foram considerados como duas divisões das plantas: Esquizomicetas ou bactérias (incluindo a maior parte dos procariontes, que eram considerados fungos) e Cianophyta onde eram incluídas as algasazuis-esverdeadas, que posteriormente passou a pertencer ao grupo das bactérias, comumente chamado de Cianobactérias.
O reino Monera compreende bactérias e cianobactérias. As bactérias e as cianobactérias são seres unicelulares, embora várias espécies se apresentem como colônias, formadas por agrupamentos celulares. Além do ciclo de unicelularidade, os seres pertencentes ao Reino Monera possuem apropriedade de serem procariontes, ou seja, suas células não possuem membrana nuclear, a ausência dessa membrana resulta na difusão do material genético no citoplasma.
As bactérias são encontradas em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde,para o ambiente e para a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e no interior demuitos seres vivos. São importantes na decomposição onde o processo e efetuado tanto aeróbica, quanto anaerobiamente. Estão presentes nos processos industriais como: nos lactobacilos presentes no leite em coalhada; em Engenharia Genética e Biotecnologia podem ser observados na síntese de várias substâncias como a insulina e o hormônio de crescimento; No ciclo do nitrogênio na respiração dasplantas. Além de serem agentes que atuam nas causas de algumas doenças no homem.



Desenvolvimento
As bactérias
A maioria se seus representantes são heterótrofos (não conseguem produzir seu próprio alimento), mas existem também algumas bactérias autótrofas (produzem sem alimento, via fotossíntese, por exemplo). Existem bactérias aeróbias, ou seja, que precisam de oxigênio para viver, asanaeróbias obrigatórias, que não conseguem viver em presença do oxigênio, e as anaeróbias facultativas, que podem viver tanto em ambientes oxigenados ou não.
As formas físicas das bactérias podem ser de quatro tipos: cocos, bacilos, vibriões, e espirilos.
 Cocos: São bactérias de forma arredondada, cujo tamanho, em geral, situa-se entre 0,2 e 5 micra de diâmetro. Podem se agrupar, e formarem colônias.Segundo a quantidade de bactérias e sua disposição, as colônias são classificadas em:
diplococos- colônia de dois cocos;
étrade- colônia de quatro cocos;
sarcina- colônia cúbica de oito ou mais cocos;
estreptococos- colônia de cocos em fileira;
pneumococos- colônia de dois cocos em forma de chama de vela;
estafilococos- colônia de cocos dispostos em cacho;
gonococos- colônia de dois...
tracking img