Lecenciamento ambiental

8103 palavras 33 páginas
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental.
Orientador: Prof. Dra. Luciana Pires
Dedico este trabalho a meus pais João Luiz e Lourdes Maria e também a minha esposa Danielle e minha filha Joana, que sempre me apoiaram, estiveram presentes e creditaram em meu potencial, me incentivando sempre.
Meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que de alguma forma doaram um pouco de si para que a conclusão deste trabalho se tornasse possível:
A Minha Tutora de Sala, Fabíola Giovana Nesello Vieira, Bióloga, pelo auxílio, disponibilidade de tempo e presteza, sempre com uma imensa simpatia e um prazer enorme em me ajudar.
A minha esposa Danielle e minha filha Joana, grandes cúmplices desta vitória, por minhas imensas horas de dedicação ao Trabalho de Conclusão de Curso, deixando-as de lado para que este trabalho pudesse ser concluído com êxito, pois o seu amor, carinho e estímulo foram armas para esta vitória. Obrigada por sempre estarem sempre presentes em meu caminho.
“O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos”.
Albert Schweitzer.
Willian, Fabio Willian Schuh da Costa. Licenciamento Ambiental no Estado Paraná. Maio de 2012. 36 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso – Bacharel em Gestão Ambiental, Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Toledo, 2012.
Este trabalho de pesquisa busca analisar um dos mais importantes instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: o Licenciamento Ambiental que foi inserido no ordenamento jurídico pátrio no ano de 1981 através da Lei 6.938 que institui a Política Nacional do Meio Ambiente, mas foi definido somente com a Resolução do CONAMA 237 de 1997, como um procedimento administrativo em que o órgão ambiental competente licencia a implantação, ampliação e operação de empreendimentos

Relacionados

  • progeto politico pedagogico
    746 palavras | 3 páginas