Leasing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Leasing é um arrendamento mercantil, semelhante a um aluguel e no final do contrato a arrendatária pode exercer a opção de compra do bem. É uma operação de longo prazo e pode ser feitano valor de até 100% do bem. Assim, a arrendatária não precisa comprometer seus recursos próprios.






Vantagem do Leasing em relação ao financiamento:
Não há incidência de IOF em razão deser um arrendamento e não um financiamento. Há ainda outras vantagens nos contratos para pessoas jurídicas.
Segundo vários autores, a prática do Leasing como um meio de permitir o uso do bem sem atransferência de propriedade, tem sua origem na antigüidade, antes mesmo de Cristo.
Apesar de ser uma modalidade difundida no mundo há bastante tempo, foi introduzida no Brasil somente na década de 60,em São Paulo, por uma pequena empresa independente, a Rent-a-Maq. Pela inexistência de regulamentação específica, houve dificuldade de expansão.
A partir da promulgação da Lei 6.099 de 12/09/1974, asoperações de Leasing receberam a denominação de arrendamento mercantil, obedecendo as normas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, com controle e fiscalização do Banco Central do Brasil.
Apartir desse momento, passou a ser praticado oficialmente no mercado financeiro brasileiro, tornando-se uma excelente alternativa para financiamentos de longo prazo e de alta flexibilidade.

Aspessoas envolvidas na operação são assim denominadas:
Arrendadora: é a empresa de Leasing.
A arrendadora aplica recursos na aquisição de bens escolhidos pela arrendatária e que serão objeto do contratode arrendamento.
Arrendatária: é o cliente - pessoa física ou jurídica.
A arrendatária escolhe o bem junto ao fornecedor de sua preferência e o indica à arrendadora.
Após o recebimento do bem,passa a fazer uso do mesmo, mediante cumprimento das regras estabelecidas em contrato.
Fornecedor: é o vendedor do bem, podendo ser pessoa física ou jurídica.
O fornecedor vende o bem escolhido pela...
tracking img