Leasing e hedge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos de Leasing e Hedge, termos financeiros em destaque no mercado atualmente.
É notável hoje em dia a necessidade das empresas em adotar estratégias coordenadas, que viabilizem as resoluções dos problemas e alcançar os objetivos.
Os dois temas de estudo deste trabalho podem ajudar nesse sentido. O Leasing como uma formaintermediária entre a compra e venda de bens, de forma mais flexível e acessível. E também o Hedge, representando uma operação de proteção aos investidores.
Conheceremos melhor os conceitos nos capítulos a seguir.








1. Leasing

1.1 Origem

As origens do arrendamento mercantil podem ser encontradas na história do Direito e da Economia de muitos povos. Podemos encontrar as primeirasformas de arrendamento nas legislações de povos antigos, em que se distinguiam a propriedade do uso,a exemplo, se comparadas, das operações de leasing realizadas nos dias de hoje
Na antiguidade, as operações já apresentavam várias facetas quanto à separação entre propriedade gozo e a propriedade sob a forma de empresa, que é desenvolvida no Direito privado contemporâneo.
Existem registros históricosde atividades onde o governo concedia arrendamentos de minas, ou até mesmo no Império Romano onde os nobres tinham o hábito de repartir o uso suas terras para que elas pudessem ser exploradas, porém mantinham o controle sobre elas. O modelo Romano foi seguido pelo sistema feudal da Inglaterra, onde Reis reclamavam propriedade de todas as terras. Esses antigos modelos de arrendamento quecontemplam o uso e domínio útil, aproximam-se de uma operação de Leasing. Porém não se pode afirmar que era uma operação de arrendamento como conhecemos hoje em dia. Não havia acordo de pagamento ou de compra e venda da terra.
O arrendamento ocorreu também no Brasil já na Idade Moderna, caracterizado pela exploração do pau-Brasil, monopólio real que os particulares exploravam mediante arrendamento epagamento de imposto.
Mais tarde nos Estados Unidos foi introduzido pelos colonos Ingleses o arrendamento a longo prazo, ainda de forma primitiva.
As origem do Leasing, a velha forma medieval adaptada às necessidades dos dias atuais, pode ser observada a parti da Idade Contemporânea, quando grandes fabricantes de equipamentos decidiram arrendar seus produtos através de contrato de arrendamentomercantil de equipamentos. O arrendamento de prédios a longo prazo foi outra forma de leasing que era utilizada nas grandes cidades norte americanas, favorecendo seu desenvolvimento no período de 1900 a 1930. Nessa época, surgiram as duas diferentes modalidades de leasing hoje conhecidas: operacional e financeiro.
Como pudemos observar neste capítulo, desde a antiguidade o arrendamento existiu,mesmo que não da mesma forma que o conhecemos hoje. Seus métodos variaram bastante nos detalhes, mas na essência permanecem os mesmos das operações de arrendamento de hoje em dia, que chamamos de Leasing.
Leasing é uma palavra de origem inglesa, derivada do verbo to lease, que significa aluguel.


1.2 Conceito

Na legislação brasileira o termo Leasing foi substituído por arrendamento mercantil.Arrendamento mercantil pode ser definido como a concessão de uso de um bem, por um tempo determinado, por meio de um contrato previamente pactuado entre o arrendador e o arrendatário, ou seja, o proprietário de um bem cede o direito de seu uso pleno por um período determinado, mediante o recebimento de uma contra-prestação. Ao final do contrato o bem poderá ser novamente arrendado, devolvido,ou adquirido pelo valor residual fixado anteriormente.
O Leasing é uma técnica que permite ao empresário viabilizar as atividades operacionais da empresa sem os encargos da imobilização, podendo utilizar-se imediatamente dos equipamentos, instalações, veículos ou imóveis. Assim é possível expandir ou modernizar uma empresa, ou até mesmo instalar uma nova unidade industrial, sem necessidade de...
tracking img