LEARNING ORGANIZATION

328 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO:

Learning Organization são organizações que têm capacidade de aprender, renovar e inovar continuamente.
Tem como premissa o aprendizado pela experiência e depende muito da cultura organizacional, do estilo de liderança e da administração participativa.

Learning Organiztion

A expressão “Learning Organization” (“Organizações em Aprendizagem) é um conceito criado por Chris Argyris, professor de Comportamento Educacional e Organizacional na Harvard University desde 1971, e também lecionou na rival Yale University, na cadeira de Administração Industrial. É considerado uma autoridade mundial na área de comportamento organizacional. Ele foi o precursor do conceito de aprendizagem dupla (double-loop learning), segundo o qual as empresas aprendem duplamente se emendarem quer os erros quer as normas que os causaram. O objetivo é criar empresas que aprendam continuamente (learning organization).
O Learning Organization descreve uma organização em constante aprendizagem e que se desenvolve à medida que os colaboradores ganham novos conhecimentos
Em 1990, Peter Senge, professor do MIT, popularizou o conceito através do seu best-seller “The Fifht Discipline - The Art and Pratice of a Learning Organization”.

Learning Organization e “A quinta Disciplina”

Visão compartilhada:
Senge defende a importância da co-criação e sublinha que a visão partilhada apenas pode ser construída com base na visão pessoal; está presente quando o resultado dessa visão deixa de ser encarado pelos membros da equipe como uma responsabilidade de cada pessoa individualmente, para passar a ser da equipa como um todo;
Estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro.
Elaborar princípios e diretrizes que permitirão alcançar esse futuro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

Desconhecido. Chris Argyris. Disponível em: , acesso em: 07 de Setembro de 2014.

Nunes, Paulo. Oragnizações

Relacionados

  • Alianças estratégicas
    7153 palavras | 29 páginas
  • Vantagem competitiva
    12406 palavras | 50 páginas