Lear pmso de telemarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PCMSO
PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

Empresa Global Brasil Celulares e Computadores

EMPRESA GLOBAL BRASIL CELULARES E COMPUTDORES
Razão social: Indústria de vendas de celulares e computadores
Proprietário: Cristiano Barbosa de oliveira
Endereço: Avenida Ribeirão Dias N-1264
CEP: 12475000
Telefone: (016)-3341-5317 ou (016)-3443-3900 ou (016)-3233-4545
Fax: (16)3352- 5929
E- Mail: globalbrasil@hotmail.com
CNPJ: 123433
Inscrição Estadual: 0270425540
Atividade: Operador de telemarketing
CNAE (NR 17): 8220-2
Grau de risco: 03
N: de trabalhadores: 650
Horário de trabalho: 08h:00min ás 16h:00min Turno A, 11h:00min ás 19h:00 Turno B.
Área do terreno: 4.750
Piso: Predominante em piso liso cerâmico e marfim
Parede: Alvenaria
Cobertura: Telhado comcoberto de telha fibrocimento
Iluminação: Natural e artificial



* Introdução
O programa de controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO (NR-7) é um instrumento para a segurança e a saúde dos trabalhadores. Este programa deve estar sempre articulado com as demais NR s, principalmente com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA (NR-09).

* Conceito
É o planejamento deações na área médica visando á melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e do ambiente de trabalho.

* Definição:
Esta norma Regulamentadora da - NR 07 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico do Trabalho de Saúde Ocupacional-PCMSO, comobjetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

* Objetivo

O trabalho de telemarketing ou tele atendimento é aquele realizado pelo trabalhador á distância, cuja comunicação com interlocutores clientes e usuários é feitapor intermédio de voz e/ou mensagem eletrônica, com a utilização simultânea de equipamentos de audição /escuta e fala telefônica e sistemasinformatizados ou manuais de processamento de dados. A portaria 9/2007 da Secretaria de inspeção do trabalho que aprovou o Anexo 2 da Norma Regulamentadora NR-17, passou a estabelecer os parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de tele atendimento/telemarketing nas suas diversas modalidades, de modo proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente.

* DiretrizesO PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o individuo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clinico – epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho. O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos á saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação daexistência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis á saúde dos trabalhadores.
O PCMSO deverá ser planejado e implantando com base nos riscos á saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR.

* Jornada de Trabalho

O tempo de trabalho em efetiva de atividade de teleatendimento/telemarketing, nele incluídas as pausas, sem prejuízo daremuneração é de, no máximo:
06 (seis) horas diárias;
36 (trinta e seis) horas semanais;
Para o cálculo do tempo efetivo em atividade de tele atendimento/telemarketing devem ser computados os períodos em que o operador encontra-se no posto de trabalho, os intervalos entre os ciclos laborais e os deslocamentos para solução de questões relacionadas ao trabalho.
Diante dos julgados dostribunais (jurisprudências), entendemos ser ilegal a Portaria 9/2007 em relação á fixação da jornada de 6 horas por dia e que esta redução só poderia ocorrer mediante publicação da ( Lei Federal).
No entanto, alertamos que o Ministério do Trabalho- MTE poderá multar as empresas que assim entender e contrariar a Portaria 9/2007, devendo o assunto na esfera judicial.

* Pausas Durante a...
tracking img