Lean software development

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A partir dos avanços tecnológicos, o software se tornou uma ferramenta indispensável em todas as atividades da sociedade. Cada vez são produzidos novos equipamentos eletrônicos de forma mais rápida e a crescente expansão destes dispositivos tem como consequência a determinação de um desenvolvimento de software cada vez mais especializado e avançado. Isto implica diretamente noaumento da necessidade por softwares e implica de uma forma indireta na busca por maneiras mais apropriadas de desenvolvê-los.
Com o intuito de auxiliar no processo de adaptação da engenharia de software, partindo da metodologia aplicada nas indústrias automobilísticas, que surge a metodologia Lean para desenvolvimento de software, que será detalhada a seguir.


LEAN SOFTWARE DEVELOPMENT

Criadono Japão, o sistema Toyota de produção que também pode ser conhecido como Lean Manufacturing, surgiu logo após a Segunda Guerra mundial na fábrica da empresa automobilística Toyota. Nesta época, a indústria japonesa possuía uma produtividade muito baixa e sofria com a falta de recursos, o que consequentemente impedia de adotar o modelo de produção em massa.
A metodologia Lean é uma estratégia denegócios que busca aumentar a satisfação do cliente através de um melhor aproveitamento dos recursos. A gestão Lean busca oferecer aos clientes um valor com o custo mais baixo dos seus produtos (propósito) através de melhorias contínuas dos seus fluxos de valor primário e de suporte (processos) através de pessoas com iniciativa, motivadas e qualificadas (pessoas). A implementação desta metodologiadeve se encontrar nas reais necessidades dos negócios da empresa e não na simples aplicação das ferramentas Lean. Ou seja, a metodologia Lean busca atender a necessidade do cliente da maneira mais simples possível, com um menor valor, aproveitando ao máximo todos os recursos disponíveis para a produção e tendo como consequência um melhor custo benefício para o cliente.
O termo Lean SoftwareDevelopment teve sua origem em 2003 na publicação de um livro de mesmo nome escrito por Tom e Mary Poppendieck. Neste trabalho os autores apresentam como aplicar princípios de Lean ao desenvolvimento de software. Mas seria Lean uma nova metodologia, ou apenas mais um método ágil?
Segundo Jeff Sutherland, criador do método ágil Scrum, todos os métodos ágeis são aplicações do pensamento Lean parasoftware. Entretanto, Lean vai além do desenvolvimento ágil, oferecendo uma perspectiva mais abrangente que permite resultados ainda melhores. Kent Beck, criador do método ágil XP, afirma que muitas das preocupações das fábricas também são comuns ao desenvolvimento de software, por exemplo: lidar com incertezas e mudanças, melhorar processos continuamente e entregar produtos que agreguem valor aosclientes.

1. PRINCÍPIOS:

1.1 Eliminar o desperdício

O desperdício em si pode acontecer sobre vários pontos de vista, dentre eles, desperdício de: dinheiro, recursos, tempo, esforço e espaço. Cada etapa e atividade realizada no processo deve necessariamente contribuir para que o produto final seja construído mais rapidamente, com mais qualidade ou a um custo baixo.

1.2 Amplificar oaprendizado

Lições devem ser extraídas das experiências vividas pela equipe e incorporadas ao processo, fazendo com que as dificuldades passadas sejam fonte de conhecimento e contribuam para o amadurecimento da equipe e do processo.


1.3 Adiar comprometimentos e manter a flexibilidade

Adiar decisões permite que as escolhas sejam apoiadas por mais experiência e conhecimento adquiridos nodecorrer do processo. Para retardar decisões durante a construção de sistemas é importante que a equipe crie a capacidade de absorver mudanças tratando os planejamentos como estratégias para atingir um objetivo.

1.4 Entregar rápido

Com ciclos rápidos o desenvolvimento caminha através de um processo iterativo no qual o cliente refina suas necessidades e as obtém implementadas já no próximo...
tracking img