Lean manufecturing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A APLICAÇÃO DO CONCEITO LEAN –GESTÃO DAS SETE PERDAS- PARA ÁREA DO COMÉRCIO


SANTOS, Fernanda

Resumo

Este trabalho apresenta informações relacionadas à aplicação da manufatura enxuta conhecida também como sistema Toyota de produção, focando as sete perdas na área do comércio a fim de reduzir custos, elevar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, garantindo amelhoria contínua da competitividade da empresa. O intuito desde artigo é explanar idéias de como aplicar as sete perdas em uma unidade operacional visando diminuir os desperdícios e aumentar a competitividade da empresa.

Palavras - chave:
Lean Manufacturing, Manufatura enxuta, comércio, sete perdas, JIT.

Introdução
Nosso objetivo de pesquisa é enfatizar a aplicação da manufatura enxuta cujoobjetivo é aperfeiçoar os processos e diminuir o desperdício focado nas sete perdas.
O objetivo Just -in- time é a redução dos custos de estoque, aperfeiçoar os processos e procedimentos através da redução continua de desperdícios mantendo-os sempre no menor nível possível onde todas as entregas são realizadas no tempo exato em que se fazem necessárias. Desta maneira possui muitas vantagensoperacionais:
* Reduzem a necessidade de espaço;
* Diminuem o investimento em estoque de peças compradas, matérias-primas em processo e produtos acabados;
* Reduzem os prazos de entrega;
* Aumentam a produtividade da mão - de - obra direta, indireta e do pessoal administrativo;
* Aumentam a utilização do equipamento;
* Incentivam a participação da equipe de trabalho;
*Aumentam a qualidade do produto ou serviço.
As metas colocadas pelo modelo japonês de produção são especificamente:
* Zero defeito;
* Tempo zero de preparação;
* Estoques zero;
* Quebra zero;
* Lead time zero;
* Lote unitário.

Referencial Teórico

A principal característica da filosofia JIT é trabalhar com a produção puxada, ao longo do processo. O material só é solicitadose realmente existe a necessidade de sua utilização. Percebemos verdadeiramente um combate ao desperdício.

Eliminar desperdícios significa analisar todas as atividades realizadas na fabrica e eliminar aquelas que não agregam valor a produção.

Utilizaremos a classificação proposta por Shigeo Shingo, uma reconhecida autoridade em JIT e,por muitos anos,antes de se tornar um consultor deprestigio internacional,engenheiro da Toyota Motor Company no Japão.Shingo identifica sete categorias de desperdícios as quais serão comentadas a seguir.

Desperdício de superprodução: o JIT considera desperdício o habito de produzir antecipadamente a demanda, par ao caso de os produtos serem requisitados no futuro. A produção antecipada, isto, é, maior do que necessário no momento provém em geral, deproblemas e restrições do processo produtivo, tais como: altos tempos de preparação de equipamentos, induzindo a produção de grandes lotes dentre outros. Desse modo, a filosofia JIT sugere que produza somente o necessário e para isso reduza os tempos de setup, que se sincronize a produção com a demanda, que se compacte o layout da fabrica.

Desperdício de espera: esse desperdício refere-se aomaterial que esta esperando pra ser processado, formando filas que visam garantir altas taxas de utilização dos equipamentos.A filosofia JIT coloca ênfase no fluxo de materiais e não nas taxas de equipamentos,os quais somente devem trabalhar se houver necessidade.A sincronização do fluxo de trabalho e balanceamento das linhas de produção contribuem para eliminação deste tipo de desperdício.Desperdício de transporte: a atividade de transporte e movimentação de materiais não agrega valos ao produto produzido e é necessária devido as restrições do processo e das instalações que impõem grandes distancias a serem percorridas pelo material ao longo do tempo. Muita ênfase tem sido dada as técnicas de movimentação e armazenagem de materiais, enquanto o realmente importante é eliminar as...
tracking img