Lean manufectoring

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3 Sistema de produção enxuta

Com a globalização da econimia e o surgimento rápido e continuo de novas tecnologias impõem-se as organizações a obtenção de um nível elevado na competitividade, qualidade e inovações, que lhe assegurem sobrevivência e crescimento constante diante dos seus concorrentes.
Novas técnicas de gerenciamento surgiram com o desafio das organizações de busca asobrevivência, aliando à competitividade e a agilidade tecnológica. Essas técnicas buscam manter as organizações no mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, através do desenvolvimento de sistemas administrativos eficientes ágeis e suficientemente fortes para esse novo ambiente.
O Lean Manufacturing, traduzido para o português como manufatura enxuta ou esbelta, surge como um modelo de gestão ondetodos os membros da empresa são responsáveis pelo alcance dos objetivos estratégicos da empresa.
Desenvolvido no Japão pelo diretor da pela fábrica de automóveis Toyota, Taiichi Ohno, logo após a Segunda Guerra Mundial, o modelo de manufatura enxuta surge pela necessidade de se produzir mais, nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursosimpedindo de adotar o modelo de produção em massa. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.
O sistema de produção em massa foi criado no do século XX desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford, predominando até a década de 90. O Objetivo era reduzir os custos unitários através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho,porem a produção em massa precisava operar com estoques e lotes de produção elevados, não havendo grandes preocupações com a qualidade do produto, funcionava em uma linha de produção na qual o funcionario não poderia interromper a linha, mesmo que houvesse algum reparo no produto, esses reparos seriam feitos no final por um setor especifico.
Já no Sistema Toyota de Produção, os lotes de produçãosão pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 carros de um mesmo modelo e de uma mesma cor, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, com cores e modelos variados. Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, conhecem outras tarefas além de sua própria e sabem operar mais que uma única máquina. Existe uma preocupação extrema com a qualidade doproduto. Assim para o desempenho do Lean Manufacturing foram desenvolvidas diversas técnicas eficientes a fim de proporcionar resultados. O sistema Toyota de Produção foi denominado Lean manufacturing ou manufatura enxuta por conseguir produzir cada vez mais com menos recursos e menos custos.
Em 1950, o engenheiro Eiji Toyoda e Taiichi Ohno, saiu para uma visita a fabrica Rouge da Ford a fim debuscar melhorar seus processos e aumentar a sua produtividade, porem não queria apenas copiar e aperfeiçoar o modelo da Ford, pois identificaram vários desperdícios.

(Maquina que mudou o mundo, p. 46 utimo paragrafo meio)

“.... englobando o desperdício de esforços, materiais e tempo. Segundo seu raciocínio, nenhum dos especialistas, além dos trabalhadores da linha de montagem, realmenteagregava valor ao carro.”

A Produção Enxuta surgiu como um sistema de manufatura cujo foco é
otimizar os processos e procedimentos através da redução contínua de desperdícios,
como, por exemplo, excesso de inventário entre as estações de trabalho, bem como
tempos de espera elevados.
Segundo Daniel Augusto Moreira (2003) p. 508
O termo enxuto bem basicamente tudo a ver com as coisas certas, nolugar certo, no tempo certo, na quantidade certa, ao mesmo tempo que se tenta minimizar o desperdício e cultivar a flexibilidade e a abertura à mudança.
Ohno acreditava que todos os processos e divisões de trabalhos existentes na produção em massa poderiam ser desperdicios.

(Maquina que mudou o mundo, p. 46 ultimo paragrafo)
“....Ohno julgava os trabalhadores da montagem provavelmente...
tracking img