Lean manufacturing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O sistema de gestão da produção desenvolvido na Toyota Motor Company, Nagoya, Japão, ficou mundialmente conhecido como “produção enxuta”, expressão traduzida de “lean manufacturing”, criadada por John Krafcik, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology.
Das origens desse método de produção aos dias atuais, novos conceitos foram agregados, como o de inteligência de redes ede tecnologia de informação, proporcionando uma melhor compreensão desse sistema de gestão, bem como, possibilitou entender a magnitude dos impactos provocados nas organizações a partir da adoção dos mesmos. Durante esse mesmo período, a influência desses conceitos sobre o pensamento administrativo deu condições para o florescimento de uma bem caracterizada “filosofia de gestão”, passando aorientar não mais somente a produção, mas todo o negócio da organização.
A produção enxuta tem sido vista por muitos estudiosos como a antítese da produção em massa, e sob essa visão simplista surgiram expressões bastante difundidas, como toyotismo ou ohnismo em oposição a fordismo ou taylorismo. Maior amplitude tem ainda o pensamento de que essa é uma nova fórmula de sucesso adaptada à economiaglobal e ao sistema produtivo flexível. Também surgiram visões relacionadas às formas de organizar a produção de bens e serviços segundo as épocas em que estas predominaram, que sugere ser, além de uma evolução do fordismo para o pós-fordismo, a adequação das técnicas fordistas de produção para um período histórico e econômico, em que predominou a redução de custos de fabricação através da padronizaçãode produtos, frente a uma situação de mercado em expansão onde se necessitava produzir em grandes lotes e volumes, caracterizando a produção em massa, enquanto as técnicas da produção enxuta são mais apropriadas para fabricação a custos baixos de produtos destinados a mercados estagnados, em crescimento lento ou que estejam em expansão, mas que são exigentes em variedade e diferenciação,impondo-se a necessidade de produção em lotes e volumes menores.
O fato concreto revelado pela intensidade das discussões e interesse pelo estudo da produção enxuta é que os métodos empregados promoveram muito mais do que ganhos de produtividade, refletindo grandemente sobre a competitividade e influenciando a estratégia empresarial das empresas que passaram a adotá-lo, principalmente porque estasconseguiram integrar de forma mais adequada a fabricação como parte da estratégia de negócios, e começaram a desfrutar dos resultados de relacionar o potencial e os recursos da empresa às oportunidades do mercado.
Subjacentes a tais resultados estão as razões que tornaram a produção enxuta um modelo de gestão da produção bem sucedido, a ponto de ser adotado por empresas de variados ramos, em diversaspartes do planeta, e que envolveu toda a organização em seu negócio. Sob esse ponto de vista, conhecer e compreender tais razões é um importante esforço que precisa ser desenvolvido, cujos conhecimentos contribuirão eficazmente para aplicações em diversas outras áreas da gestão empresarial, tanto em nível estratégico, como operacional.



O Modelo de Gestão da Produção em Massa
Quando Fordintroduziu a linha de montagem de automóveis em fluxo contínuo, em 1913, na fábrica de Highland Park, em Detroit, Estados Unidos, provocou tanto impacto quanto o que provocam hoje as técnicas industriais japonesas. A Tabela 1, a seguir, que compara a produção artesanal tardia com a produção em massa na mencionada fábrica proporciona uma idéia desse impacto.
Tabela 1 – Produção Artesanal versusProdução em Massa
na Área de Montagem: 1913 versus 1914
Minutos para Montar Produção Artesanal Tardia Outono 1913 Produção em Massa Primavera 1914 Percentual da Redução do Esforço
Motor 594 226 62
Gerador 20 5 75
Eixo 150 26,5 83
Componentes Principais em um Veículo Completo 750 93 88

Nota: A “produção artesanal tardia” já incluía vários dos elementos da produção em massa, em particular...
tracking img