Lean manufacturing e teoria das restrições

Páginas: 21 (5245 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
Aplicação das Ferramentas do Lean Manufacturing e da TOC nos indicadores de qualidade do Processo e Produto em uma empresa de Chicote Elétrico Automotivo.

Talles Henrique de Morais Tavares
Especialização em Qualidade & Produtividade
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá
talles_tavares@yahoo.com.br

Resumo
A utilização de indicadoresda qualidade, como ferramenta de informação integrante para tomada de decisão em indústria deve ser continua e rotineira. As diversas informações que transmitem por esse ambiente organizacional necessitam ser selecionado e analisado adequadamente. Assim neste estudo, pode-se observar a diferença de monitorar os indicadores de qualidade e consequentemente a aplicação das ferramentas dos kaizens eferramentas da teoria das restrições. Portanto o objetivo e discutir o processo de desenvolvimento dos indicadores de qualidade processo e produto e a aplicação das ferramentas do kaizen e da TOC como melhoria continua. Está atividade parte para um experimento de redução de custo através da eliminação de desperdícios sobre os indicadores de produto e processo. Ao final, espera se obter redução docusto final de cada indicador através das ferramentas proposta pelo Lean e da TOC, e reformula alguns indicadores de forma a implementar esse conceito dentro do ambiente produtivo.
Palavras-chave: Indicadores de Qualidade, Lean Manufacturing, Teoria das Restrições, kaizen.

1. Introdução
A competitividade no mundo atual vem crescendo de maneira rápida fazendo com que as empresas busquem cadavez mais alternativas que garantam a sobrevivência no mercado de trabalho. Desta maneira o mundo empresarial vem implantando implantar conceito e técnicas de manufatura enxuta tais como sistema de redução de custo, gerenciamento por restrições, a fim de alcançar resultados interessantes. Porém existe ainda uma complexidade no ato da implantação dos conceitos e a quantidade de técnicas existentefaz com que se tenha dificuldade efetiva na incorporação comprometendo assim as mudanças necessárias.
Assim pode ser avaliado no cotidiano industrial as empresas se organizando e formalizando o seu sistema de produção, seja ele atuando fortemente na produção enxuta ou não, de modo a garantir seus esforços no alcance de resultado garantindo assim um crescimento regular e permanente. Nesse cenárioindustrial, podemos observa que uns dos fatores essenciais no meio produtivo são os indicadores de qualidade de processo e produto.
Este trabalho constitui em uma pesquisa exploratória, uma vez que o tema é ainda pouco usado e explorado com a redução de custo através dos indicadores da qualidade, porém existem alguns impecilios tais como a resistência das pessoas. Outro fator impactante é a culturada empresa, pois a certa restrição quanto à disponibilização das informações. Porém o objetivo é alcançar conclusões preliminares a respeito da importância, conscientização e implementação sobre os indicadores qualidade quanto aos apontamentos e uso para tomadas de decisão.
2. Fundamentos teóricos
2.1 Teoria das Restrições (TOC)
A Teoria das Restrições teve início na década de 70 pelo físicoIsraelense, Eliyahu Goldratt onde se envolveu no mundo dos negócios por meio de um amigo que estava passando por dificuldades para programar o trabalho em uma fabrica que construía gaiolas para aves Cobertt Neto (1997).
Segundo Corbett Neto (1997), Goldratt elaborou um método de administração da produção totalmente novo, e ficou intrigado com o fato de os métodos da administração da produçãotradicional não fazerem muito sentido lógico. O método elaborado foi muito bem sucedido, e outras empresas se interessaram em aprender a técnica. Goldratt então se dedicou a aperfeiçoar mais o seu método e a disseminá-lo.
Samuel Cogan (1997) afirma que Goldratt concentrou em três requisitos: ganho (contribuição) ou throughput, despesas operacionais e inventários. Sua teoria das restrições (TOC –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos de Seis Sigma, Lean Manufacturing e Teoria das Restrições
  • lean manufacturing
  • Lean manufacturing
  • Lean manufacturing
  • Lean Manufacturing
  • Lean Manufacturing
  • Lean Manufacturing
  • lean manufacturing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!