Lean manufacturing - pós adl gv

390 palavras 2 páginas
Lean manufacturing , ou “pensamento enxuto” , tem como objetivo eliminar desperdícios, produzindo cada vez mais com menos. Isso significa realizar as atividades da empresa de forma eficaz, com menos esforço (menos esforço humano, menos tempo, menos espaco, menos equipamento), focando sempre em oferecer ao cliente exatamente o que ele deseja, no tempo certo. Esse conceito pode ser aplicado em todas as áreas da empresa (compras, vendas, marketing, RH, finanças, etc), mas deve ser prioridade onde existe mais desperdício e, por isso, mais oportunidade de melhoria.
Essa filosofia foca na redução de sete tipos de desperdício:
1) Defeitos nos produtos
2) Excesso de produção de produtos desnecessários
3) Estoque de mercadorias esperando serem processadas ou consumidas
4) Processamento desnecessário
5) Movimento desnecessário de pessoas
6) Transporte desnecessário de marcadorias
7) Espera dos funcionários para continuidade do trabalho
Focando na eliminação desses desperdícios, a empresa ganha mais qualidade e economiza no tempo e no custo de produção. Além disso, a organização ainda encontra benefícios com o aumento ou melhoria da flexibilidade, da segurança, da capacidade de inovar e da motivação dos funcionários. Isso tudo faz com que a empresa se torne mais competitiva e garanta sua longeividade.
Essa filosofia tem com princípios:
- Especificar o valor do produto: esse valor é definido pelo cliente e não pela empresa
- Indentificar fluxo de valor: Separar o processo em 3 tipos: processos que estão diretamente ligados à criação de valor, processos que não geram valor, mas estão ligados a qualidade e manutenção do processo como todo e processos que não geram nenhum valor e devem ser eliminados.
- Criar fluxos contínuos: criar um fluxo integrado e sem interrupções. Esse passo é crucial pois garante a agilidade, flexibilidade, redução do ciclo produtivo , redução de custos. É preciso uma mudançaa de mentalidade das pessoas na organização.
- Produção puxada: o

Relacionados

  • Trabalho Interdisciplinar 2 semestre
    26946 palavras | 108 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas