Lealdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um levantamento realizado pela Robert Half aponta que o mérito do profissional é a principal causa avaliada pelas empresas para promover alguém. O motivo ficou à frente de outros fatores como asubstituição de superior, contraproposta e até mesmo expansão da empresa.
Para o gerente da Divisão Técnica de Mercado Financeiro da Robert Half, Fabio Saad, a meritocracia está relacionada a resultadosalcançados pelos profissionais.
“Geralmente, as avaliações dos profissionais são realizadas pelos gestores em parceria com o RH [Recursos Humanos]. Nelas, sempre são avaliadas as metas e os resultadosobtidos”, afirma.
Credibilidade
Além do mérito, para realizar uma promoção, as empresas avaliam a capacidade de liderança, indicada por 30% dos entrevistados, e o perfil comportamental (21%).
“Aofalar em promoção, as empresas avaliam pessoas que dão resultados, que podem dar continuidade no trabalho e têm credibilidade”, afirma Saad.
O gerente explica que a afinidade com o gestor não ameaçaa meritocracia, já que os gestores buscam profissionais que tenham credibilidade. Por isso, para ser promovido não é necessário somente ter um relacionamento com o chefe, mas também ter mérito ecapacidade de liderança.
Contraproposta
Sobre a promoção devido à contraproposta, utilizada pelas empresas para que o profissional não mude de emprego, Saad avalia como ruim tanto para o profissionalcomo para a empresa.
“Aceitar uma contraproposta é sempre uma desvantagem para o profissional. Primeiro, porque ele prejudica a sua imagem na empresa que queria contratá-lo. Segundo, porque oprofissional que é promovido por isso fica até dois anos no mesmo cargo”, diz.
Saad acrescenta ainda que esse profissional não é reconhecido por mérito, mas, sim, porque perder um profissional e substitui-lorepresenta um custo para a empresa.
Frequência de promoção
Em relação à frequência com que as empresas promovem seus profissionais, a pesquisa indica que 73% dos entrevistados afirmaram que não há...
tracking img