Leadership: postulado de prosperidade organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEADERSHIP: POSTULADO DE PROSPERIDADE ORGANIZACIONAL


Anderson Clasen
Evandro Bressanini
Prof. Teresinha Fuck Jorge Leite
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração/Comércio Exterior (CEX22) – Administração
23/06/09

RESUMO

Artigo elaborado com o intuito de fornecer alguns conceitos para o desenvolvimento de gestores que procuram enfrentar a difícil tarefa deliderar, visando os desafios encontrados nesta nova época. A época onde os detentores do conhecimento farão a diferença. Os princípios, as formas, as diferenças, o modo de como prosseguir para obter sucesso nestas novas formas de liderar e conseguir atingir desempenhos excepcionais de sua equipe.

Palavras-chave: Leadership; Liderança; Direção

1. INTRODUÇÃO

“Em crise não há liderançapartilhada, quando o barco está afundando o capitão não pode convocar uma reunião para ouvir as pessoas, tem de dar ordens. Esse é o segredo da liderança partilhada: saber em que situações deve agir como chefe e em que situações atuar como parceiro”. Peter Drucker

Diante da atual conjuntura econômica mundial, resultante de diversos fatores que influenciam direta e indiretamente asorganizações, a demanda pelo tipo de liderança oportuna e eficaz às formas de se atingir êxito na missão organizacional se torna algo complexo e digno de uma busca incessante e diligente dos gestores pelo desenvolvimento de novos conhecimentos. O gestor que possui perspectiva e quer radicar os negócios da empresa em meio ao ambiente competitivo destes novos tempos, precisa desenvolver da melhor forma suacapacidade cognitiva e as mais variadas competências de líder contemporâneo.
No escopo de uma empresa que é alvo de constantes transformações e adaptações, o ato de liderar deve levar em conta todas as variantes. A capacidade de compreender o comportamento humano diante de situações é um dos fatores decisivos para conhecer os pensamentos e aspirações de todos e assim distinguir aqueles quequerem prosperar junto à empresa.
A administração obteve avanço inquestionável no século passado e isso inclui a evolução nos conceitos de liderança. Não trataremos das fases de evolução da liderança, mas o objeto do presente artigo é de trazer o ensejo de despertar aos novos gestores o anseio por horizontes prósperos dentro das organizações.


2. CONCEITO DE LIDERANÇA

Ao tratar dovocábulo liderança, o dicionário Aulete Digital (2009) define como sendo a posição, função, caráter de líder; Capacidade de liderar; Autoridade; Ascendência; Aquele que possui tal capacidade; Líder;
Sendo assim, analisamos esta definição na prática e chegamos à conclusão de que muitos líderes interpretam de forma errônea, esquecendo o real significado e a dinâmica de liderança necessáriapara tornar eficiente o processo de liderar. Na era das mudanças não basta somente levar em conta as formas de lideranças tradicionais. O gestor que não possui o panorama de sua equipe, inserido no ambiente competitivo e volátil dos tempos atuais, pode ter frustrações diante da falta de atualização nas suas práticas de liderança. Nesta nova fase, devemos atingir o conhecimento sofisticado de um lídercontemporâneo.
Kets de Vries (1997) enfatiza, na literatura organizacional sobre liderança, que existem definições ilimitadas, incontáveis artigos e polêmicas e que a maioria dos pesquisadores concorda com alguns traços comuns, como sendo importantes para os líderes. Estes são: consciência, energia, inteligência, domínio, autocontrole, sociabilidade, abertura a experiências, conhecimentoda relevância de tarefas e estabilidade emocional.
Para Senge (1998), liderança é “a tensão criada pelo fosso entre a situação presente e o sonho. Como toda tensão procura resolução, ela é fonte de energia que leva à criação de algo que não existe. E é isso que fazem os líderes”.
Useem (1999) amplia o conceito de liderança, dizendo que “Liderar não significa apenas ter seguidores,...
tracking img