Le mont saint michel - historia da arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução____________________________________________02
Histórico______________________________________________03
Localização____________________________________________04
Concepção Estética______________________________________05
Estudo da Forma________________________________________06
Concepção Funcional_____________________________________09
Fluxos eDimensões______________________________________10
Concepção material e estrutural – técnica de construção__________11
Concepção ambiental _____________________________________12
Conforto_______________________________________________13
Conclusão______________________________________________14
Referências_____________________________________________15

Introdução
Um monte desafia os ventos e as tempestades, nolitoral norte da França entre a Normandia e a Bretanha, e quando a maré sobe e o cerca, ele se torna uma ilha. No seu topo, foi dedicado um templo ao Arcanjo Miguel. Esse monte é hoje o mais impressionante mosteiro do Ocidente e m dos mais procurados do turismo mundial.
Desde os tempos pagãos mais remotos, a ilhota montanhosa onde hoje se eleva o mosteiro de Saint-Michel, bem como toda a regiãoque a circunda, era considerada território sagrado pelos antigos celtas. Inúmeros menires e dolmens de pedra de grandes dimensões até hoje podem ser vistos, fincados no solo daquelas terras. Ao redor do século 8, o cristianismo se instalou no topo do monte, com a construção de uma primeira cripta, feita de blocos de granito superpostos. Desde então, a história do Monte Saint-Michel tem sido umasucessão de períodos de grande brilho intelectual e religioso, de crises internas, de guerras, de demolições e reconstruções do imenso complexo de edifícios que constituem a abadia e o mosteiro.

Histórico
Acreditando ser um pedido do Arcanjo Michel – chefe da milícia celestial- que o bispo de Avaranches construiu e consagrou uma igreja no dia 16 de outubro de 709. E em 966 uma comunidade demonges se estabeleceu sobre a rocha, a pedido do duque da Normandia e a igreja pré-românica foi fundada antes do ano 1000. No século 11, a igreja românica abadia foi fundada sobre um conjunto de criptas aonde a rocha chega a um ápice de 107 metros e onde os primeiros mosteiros foram construídos no norte. No século 12, os edifícios do mosteiro românico foram estendidos para o oeste e sul.
Estegrande centro espiritual e intelectual, foi um dos lugares de peregrinação mais importantes para o ocidente medieval. Durante quase mil anos os homens, mulheres e crianças foram lá por estradas chamadas de “caminhos para o paraíso” esperando para a garantia da eternidade, dada pelo Arcanjo do julgamento. A abadia foi transformada em uma prisão durante os dias da Revolução Francesa, e precisou serrestaurada antes do final do século 19. Ao mesmo tempo, com a abadia foi se desenvolvendo um vilarejo que cresceu a partir da Idade Média. Ele apareceu no lado sul-leste da rocha cercada por muros datados para a maior parte da guerra dos Cem Anos. Estas aldeias tiveram sempre uma vocação comercial.
Crê-se que a história da abadia do monte Saint-Michel remonte a 708, quando Aubert, bispo de Avranches,mandou construir no monte Tombe um santuário em honra a São Miguel Arcanjo (Saint-Michel). No século X os monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi-se formando aos seus pés. Durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, o Monte Saint-Michel resistiu a todas as tentativas inglesas de tomá-la e constituindo-se, assim, em símbolo da identidade nacional francesa.Após a dissolução das ordens religiosas ditadas pela Revolução Francesa de 1789 até 1863 o Monte foi utilizado como prisão.

Localização
O Mont Saint Michel é encontrado na foz do Rio Couesnon, no departamento da Mancha, na França, onde foi construído um santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel. Com as coordenadas: 48°38′10″N 1°30′41″W / 48.636°N 1.5114°W. Fica cerca de 360 km de...
tracking img