Le Gofftb

2090 palavras 9 páginas
Escola de Ciência da Informação – ECI/ UFMG
Departamento de Teoria e Gestão da Informação – DTGI
Disciplina: Memória e patrimônio cultural
Professor: Fabrício José Nascimento da Silveira

Aluno(a): Lucia Helena C. Christoff Valor: 10 pontos Nota:

1. A partir da definição apresentada por LE GOFF (2003) para os conceitos de “memória coletiva”, tal qual vivenciado no âmbito das sociedades pré-escrita, e "história ideológica", explique porque, para o autor, ambos estão diretamente ligados às idéias de mito fundador e de memória étnica.
R. Antes da invenção da escrita, todo o conhecimento era transmitido oralmente de geração para geração.
A memória era o único meio disponível para o armazenamento das informações. Só importava guardar o que pertencia ao domínio do grupo como um todo, o que era compartilhado pelo coletivo. É a primeira manifestação da memória coletiva através dos mitos de origem, que servem para explicar a existência das etnias ou das famílias e segue uma tradição constituída, ordenando e descrevendo os fatos.
O primeiro domínio onde se cristaliza a memória coletiva dos povos sem escrita é aquele que dá um fundamento – aparentemente histórico – à existência das etnias ou das famílias, isto é, dos mitos de origem.
Nestas sociedades sem escrita, existem os homens-memória que são depositários tanto da história dita objetiva, como da história ideológica, que descreve os fatos de acordo com certas tradições estabelecidas, cuja origem está na memória coletiva. Nesse contexto, confunde-se história e mito. Além dos mitos de origem e da genealogia das famílias dominantes, Le Goff nota que a memória coletiva era usada também para preservar o saber técnico, transmitido por meio de fórmulas práticas ligadas à magia religiosa.

2. “Os Gregos da época arcaica fizeram da Memória uma deusa, Mnemosine. É a mãe das nove musas que ela procriou no decurso de nove noites passadas com Zeus. Lembra aos homens a recordação dos heróis e

Relacionados