Le corbusier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Le Corbusier, cujo nome verdadeiro era Charles-Edouard Jeanneret nasceu em 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suíça, situada no Jura perto da Fronteira com a França. Precocemente mostrou um grande talento para o desenho, foi colocado na Escola de Arte Aplicada de La Chaux-de-Fonds. O papel de seu professor L’Eplattenier foi especialmente importante para que ele desempenhasse um papel importante em suaevolução e no seu interesse pela arquitetura, onde o ponto de partida do próprio L’Eplattenier tinha sido Owen Jones que ensinava seus alunos a derivar todo ornamento de seu meio ambiente natural imediato. O tipo e decoração vernáculos da Villa Fallet – primeira casa construída por Le Corbusier em Chaux-de-Fonds em 1905 aos 18 anos – eram exemplares: sua forma geral era essencialmente uma variaçãodas casas de campo de madeira e pedra do Jura, enquanto seus elementos decorativos derivavam da flora e da fauna da região. Apesar de sua admiração por Owen Jones para L’Eplattenier sua grande ambição era fazer com que seu melhor aluno se tornasse aprendiz de Josef Hoffmann, assim, em 1907Para o seu estímulo e encorajamento  freqüentou cursos da nova seção da escola dedicada à pintura mural eescultura.

Com apenas 18 anos, pediram-lhe que construísse uma casa para um membro do comitê da direção da Escola de Arte. Com os seus honorários, Charles-Edouard Jeanneret começou um percurso que o levou para a Itália, para Budapeste e Viena, onde conheceu, entre outros, Josef Hoffmann que no momento era o  diretor das Oficinas de Arte de Viena.
Em fevereiro 1908, contando com seus 20 anos, orapaz foi pela primeira vez à Paris, onde passou uma longa temporada. Conheceu alí Auguste Perret, com quem trabalhou por quinze meses como um arquiteto, então, a Escola de Arte em La Chaux-de-Fonds, foi contratado para realizar, de abril de 1910 a maio de 1911, uma viagem para a Alemanha, para que assim pudesse estudar o movimento das artes aplicadas nesse país. Reuniu suas observações em umrelatório oficial em La Chaux-de-Fonds em 1911. Em 1910, o jovem Jeanneret conhece Peter Behrens em Berlim, com que trabalhara há cinco meses, em seguida, passou um tempo com Heinrich Tessenow en Hellerau, Dresden.
Depois de permanecer na Alemanha, realiza com Auguste Klipstein, um famoso antiquário de Berna, uma viagem de sete meses para os Balcãs, Hungria, Roménia, e depois vai para a Bulgária,Istambul, Atenas e Roma. Depois de estabelecer em alguns anos a sua cidade natal, La Chaux-de-Fonds, ondeL’Eplatenier pediu para que ele ficasse a frente de alguns cursos da Escola de Arte. Mas a vida e um quadro bastante estreito em La Chaux-de-Fonds e não poderiam segurá-lo por muito tempo, pois em 1917 na idade de 30 anos, instalou-se definitivamente em Paris, onde viveu por dezessete anos .
EmParis, pintou seus primeiros quadros, e, um de 1918, apresentado pela primeira vez com Amédée Ozefant (pintor cubista francês) na Galeria Thomas. Um pouco mais tarde, Après le Cubisme(após o cubismo), manifesto do qual Ozefant e Le Corbusier formulam sua concepção de arte contemporânea.
A revista “Esprit Nouveau” é fundada em colaboração com Paul Dermée; o primeiro número aparece em 15 de outubro de1920. A ativa colaboração de Le Corbusier pela revista se manifesta por grande números de artigos sobre arte e arquitetura, que formam a base de publicações que apareceriam mais tarde na casa Crès. A composição e a apresentação gráfica desses cadernos – realizados em grande parte por Le Corbusier, assim como suas publicações posteriores – ainda hoje continuam sendo exemplar.
.Em 1922, em parceriacom seu primo, Pierre Jeanneret então começou uma luta – que duraria décadas – por uma arquitetura que seria a expressão do nosso tempo e não um plágio de culturas passadas. Le Corbusier reuniu em torno dele, em seu estúdio na Rua de Sèvres, jovens de todas as nacionalidades, muitos dos quais estão agora entre os melhores arquitetos de seus países. Seus estudos de arquitetura e urbanismo foram...
tracking img