LDB/1996 uma decada de perspectivas e perplexidades na fomação de profissionais da educação

1002 palavras 5 páginas
AINDA AS PERGUNTAS: O QUE É PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOGO, O QUE DEVE SER O CURSO DE PEDAGOGIA

Páginas: 69-80
2. O exercício profissional: somos muitos pedagogo
Pedagogo é um educador profissional da Pedagogia, tal como o pedagogista, capaz de atuar em espaços escolares e em não-escolares, na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo apresentado pelo pedagogista.
Nas práticas educativas na sociedadae existem dois tipos de ação pedagógicas: escola e extra-escolar.
A educação escolar é o um processo de educação realizado em um sistema de ensino, podendo ser desenvolvido em instutuições e em institutos legitimas para exercê-la.
A educação extra-escolar é uma das três componentes do sistema educativo de Portugal - sendo as restantes aeducação pré-escolar e aeducação escolar - de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo. Tem como objetivo permitir a cada indivíduo aumentar os seus conhecimentos e desenvolver as suas potencialidades, em complemento da formação escolar ou em suprimento da sua carência.
A educação extra-escolar inclui atividades de alfabetização e de educação de base, atividades de aperfeiçoamento e de atualização cultural e científica e atividades de reconversão e aperfeiçoamento profissional. Deve realizar-se num quadro aberto de iniciativas múltiplas, tanto de natureaza formal como de natureza não formal.
Até à publicação da Lei de Bases do Sistema de Educativo (LBSE) de 1986 e de acordo com a anterior LBSE de 1973, esta componente do sistema educativo era designada "educação permanente".
3. A formação profissional de pedagogos docentes e não-docentes
Todos os profissionais que lidam com alguma modalidade educativa devem ser formados em faculdades que oferecerão o curso de Pedagogia para atividades escolares e extra-escolares.
O curso de Pedagogia formam profissionais interessados em estudos teórico-investigativo da educação e no exercício

Relacionados