lCRONOGRAMA

1322 palavras 6 páginas
PLANO DE ENSINO
1. Dados de Identificação
Disciplina: Introdução a Linguagem Gráfica
Código: 7LINGR
Carga Horária: 72horas/aula – 18 aulas
Créditos: 4 CR
Curso: Bacharelado em Artes Visuais e Licenciatura em Artes Visuais
Habilitação: Artes Visuais
Departamento: Artes Visuais (DAV)
Fase: 1ª
Estatuto: Obrigatória
Currículo: 2008
Professora: Juliana C. Pereira
Email: ju_ceart@yahoo.com.br
2. Caracterização da Disciplina (Ementa)
Histórico das artes gráficas. Sintaxe gráfica em seus diferentes suportes: madeira, metal, pedra, tela serigráfica. A imagem gráfica enquanto: original; cópia; simulacro. Estudos e possibilidades de experimentações.
3. Objetivo Geral
Inserir o aluno em um programa de estudo comprometido com a contextualização histórica, o cotidiano, a contemporaneidade, as questões que envolvem os procedimentos técnicos, estéticos, críticos e artísticos do processo gráfico.
4. Objetivos Específicos
- Orientar o aluno para a ampliação de seus conhecimentos a respeito dos processos gráficos, integrando-o a contextualização histórica.
- Levar o aluno a conhecer as possibilidades das diversas linguagens da gravura assim como processos alternativos e procedimentos artísticos contemporâneos.
- Estimular o aluno a experimentar materiais, espaço, formas, e texturas direcionando-o para o desenvolvimento de um trabalho que feito em etapas, direcionará a pesquisa.
- Articular os conhecimentos conceituais e práticos em um projeto individual com ênfase ao pensamento gráfico.
5. Conteúdo
Iª Unidade: Enfoque Histórico – introdução aos principais aspectos históricos relacionados ao desenvolvimento da gravura, sua introdução no espaço artístico e sua passagem para os procedimentos contemporâneos.
IIª Unidade: Procedimentos que envolvem o preparo dos diferentes meios oferecidos – monotipia, stencil, xilogravura, gravura em metal, litografia e serigrafia: matriz; processos de gravação; preparo da matriz para a impressão; preparo do papel;

Relacionados