Lcd e pwm em pic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO

Desenvolver habilidades para:
- Implementar e simular circuitos microcontrolados envolvendo PWM.
- Implementar e simular circuitos utilizando LCD.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

PWM – Pulse Width Modulation (Modulação por largura de pulsos)
PWM (modulação por largura de pulso), mais conhecida pela sigla em inglês PWM (Pulse-WidthModulation) de um sinal ou em fontes de alimentaçãoenvolve a modulação de sua razão cíclica (dutycycle) para transportar qualquer informação sobre um canal de comunicação ou controlar o valor da alimentação entregue a carga, este tipo de modulação mantém a amplitude dos pulsos constantes e varia-se a sua largura proporcionalmente aos valores de f(t) (sinal modulador) nos instantes correspondentes, abaixo segue anexo um gráfico mostrando como é feitoamodulação.

1.1- Geração do sinal PWM

Abaixo foi colocado um exemplo para simplificarmos o funcionamento de um PWM comparando-o com um simples circuito com um interruptor e uma chave, conforme mostrado abaixo.



Quando o interruptor está aberto não há corrente na carga e a potência aplicada é nula,
no instante em que o interruptor é fechado, a carga recebe a tensão total dafonte e a potência aplicada é máxima.
Para conseguirmos modular a potencia na carga através do circuito acima, seria manter fechar e abrir a chave rapidamente, de forma com que a mesma ficasse metade do tempo fechada e metade do tempo aberta.
Variando-se a largura do pulsoe também o intervalo de modo a termos ciclos ativos diferentes, podemos controlar a potência média aplicada a umacarga. Assim, quando a largura do pulso varia de zero até o máximo, a potência também varia na mesma proporção.
Este princípio é usado justamente no controle PWM: modulamos (variamos) a largura do pulso de modo a controlar o ciclo ativo do sinal aplicado a uma carga e, com isso, a potência aplicada a ela, abaixo esta anexo uma figura desta modulação.





1.3 – Aplicações do PWM

São inúmerasas aplicações de sinais PWM, abaixo estão descritos algumas das mais utilizadas e de maior conhecimento de todos.
Na maioria das aplicações industriais necessita-se ter variação de velocidade no motora
ser acionado. Isso é possível controlando-se atensão na saída, no caso de motores CC ou controlando-se a tensão e a frequência, no caso de motores CA. Para isso, utilizam-se conversoresCC-CC eCC-AC.
É largamente utilizado em fontes chaveadas e em dispositivos que necessitam de um controle do sinal de alimentação, outra aplicação é o uso em amplificadores de áudio chaveados.
Controle de torque em veículos com transmissão automática. Para diminuir o torque associado à troca de marchas, nos veículos equipados com transmissão automática, é utilizado o sinal de “Solicitação de Controlede Torque”. O módulo da transmissão automática (TCM), antes de executar a mudança de marcha, envia um sinal PWM para a UC do motor, solicitando o atraso do ponto, evitando com isto, mudanças de marcha “difíceis” ou, que seja afetada a vida útil da transmissão.
Direção hidráulica sensível à velocidade. A linha de retorno à bomba da direção hidráulica é controlada com válvula solenóide, acionadacom um sinal PWM de forma que, até 20 km/h, a pressão do circuito seja tal que forneça assistência máxima. A pressão diminui gradualmente com o aumento da velocidade do veículo com o resultado que, a partir de 80 km/h, a assistência é mínima.

1.4 – Utilização de PWM em microcontroladores

Muitos dispositivos PIC possuem módulos PWM internos na própria pastilha que possibilitam gerar sinaissem esforço computacional e sem firmware extra.
O módulo de geração de Modulação por Largura de Pulso (PWM) é um recursomuito utilizado para o controle de motores e conversores CC-CC em geral. A partir dele épossível gerar um sinal analógico, apesar de sua saída ser um sinal digital que assumeapenas os níveis lógicos alto (um) e baixo (zero). A saída gerada é uma onda quadrada,comfreqüência...
tracking img