Lazer e minorias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MELO, V. A. de. Lazer e minorias s
ociais. São Paulo: IBRASA.
2003.




Capitulo 1: LAZER E CAMADAS POPULARES: REFLEXÕES BASEADAS NA OBRA DE EDWARD PALMER THOMPSON.


Primeiramente, destacamos esse capitulo pela sua grande igualdade ao titulo do livro, onde minorias sociais são inseridas nas camadas populares da nossa sociedade. Infelizmente, não se trata de um contextoagradável dessas duas realidades, mas sim, por serem minorias, e sofrerem qualquer tipo de preconceito, são estudadas, e mais do que isso, como estas desfrutam de seu tempo livre, sem compromisso de qualquer tipo de atividade no lazer.
As camadas populares, sãos aquelas que tem poder aquisitivo menor, e consequentemente trabalham mais, para poder ter renda familiar melhor, e muitas vezes,deixam o lazer e o divertimento de lado. Na perspectiva de Thompson, após sua produção a formação da classe operaria, retrata a realidade de muitos operários pós Revolução Francesa onde junto com as grandes jornadas de trabalho, se via a possibilidade da dminuição das horas de trabalho, para que assim estes com suas famílias, teriam mais horas de tempo livre e pudesse aproveitar do tempo de lazer e denão obrigação.




Capitulo 2: PROGRAMAS DE LAZER PARA IDOSOS NO BRASIL: SUGESTÕES COM BASE EM PANORAMA.


Tendo em vista, a quantidade de idosos que o Brasil possui, é necessário se pensar uma política de lazer que proporcione programas e atividades para esses idosos, pressupondo que estes já fizeram demais pela sociedade e que hoje necessitam descansar e aproveitar um poucoda vida que tanto já viveram, e em alguns momentos ou na grande maioria do tempo podem ter sofrido ou ter tido problemas e também o capitulo retrará que nem todos esses idosos podem aproveitar a sua ‘’velhice’’, pois dependendo de sua renda familiar ele terá que dar continuidade em trabalhos que não necessitem de registro para complementar tal renda. E o que fazer com o lazer desses indivíduos quejá passaram por tantos momentos em suas vidas, é necessário respeito e consideração da sociedade, não somente gestores para políticas de lazer para tais, porém, não se pode ver o lazer como mercadoria, e sim como um caminho para o bem estar e a vivência mais proveitosa da vida.
É observável a necessidade de ocupar o tempo livre do idoso, de forma que este possa usufruir e aproveitar omomento, não somente para esquecer os problemas cotidianos, mas também, para este ter qualidade de vida já que nesta fase, há doenças e falecimentos, então cada momento pode ser o ultimo e para tanto devem aproveita-lo de forma positiva e saudável.




Capitulo 3: LAZER, MEIO AMBIENTE E ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO.


A relação entre esses três itens citados acima pode ser muito sadia eprodutiva para sociedade como um todo, para os indivíduos que usufruem e para os indivíduos que possibilitam tal procedimento a outros indivíduos.
Primeiramente falarei do envolvimento voluntário como meio de interação e bom relacionamento de todos os moradores de certa localidade. O lazer traz satisfação pessoal e melhor envolvimento dos moradores e o meio ambiente está sempre presente emqualquer comunidade, a não ser nos grandes centros mercadológicos e habitacionais.
Para a conscientização da comunidade que trata do tema, se faz necessário integrar a comunidade a cidade, pois ela faz parte e tem todo o direito de interagir na cidade de sua residência, porque muitas vezes, o individuo não se sente o verdadeiro cidadão que gosta e cuida de sua cidade e assim não luta pornecessidades, muitas vezes básicas, e com a falta desses cuidados pode prejudicar não só a sociedade ou a comunidade, mas também o meio ambiente como exemplo da falta de saneamento básico em algumas comunidades do Rio de Janeiro.
Destacando o Rio de Janeiro, cidade vista antes como o paraíso, repleta de exuberância em seus espações e sua população, hoje pode ser considerado como cidade violenta...
tracking img