laxla

1263 palavras 6 páginas
APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA MATEMÁTICA

Como Vimos na primeira aula de introdução à computação, percebemos a evolução na computação desde em que surgiu até os dias de hoje, começou lá atrás com a necessidade do homem para efetuar cálculos matemáticos como a adição e a subtração, daí o homem inventou o Ábaco que é uma das máquinas mais antigas que o homem usou pra realizar cálculos. Depois de algum tempo, Pascal criou uma máquina para ajudar seu pai a resolver cálculos, a Pascaline, com ela era possível realizar adição e subtração sem o uso de papel, lápis e sem qualquer regra matemática.
A matemática computacional é uma área da matemática e da computação que, colaborando na solução de problemas de todas as áreas tanto das ciências exatas, quanto de outras áreas quaisquer, trata do desenvolvimento de modelos matemáticos, para o tratamento de problemas complexos, e desenvolvimento de métodos numéricos de obtenção de soluções.
Computação científica ( ou ciência computacional ) é o campo de estudo interessado na construção de modelos matemáticos e técnicas de soluções numéricas utilizando computadores para analisar e resolver problemas científicos e de engenharia. De forma prática, é a aplicação de simulação computacional outras formas de computação para problemas em diversas disciplinas científicas.
O campo é distinto da ciência da computação, o estudo matemático da computação, dos computadores e do processamento de informação. Também é diferente da teoria e experimentação, formas tradicionais de ciência e engenharia. Cientistas e engenheiros desenvolvem programas de computador que modelam sistemas sendo estudados e os executam com diversos conjuntos de parâmetros de entrada. Tipicamente, tais modelos requerem uma grande quantidade de cálculo, e são geralmente executado sem supercomputadores ou plataformas de computação distribuída.

Teoria de Números

Uma das áreas em que o computador tem sido muito utilizado é a teoria de números, domínio que estuda as

Relacionados