Lavanda e o surgimento da perfumaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A lavanda, cujo nome científico é Lavandula angustifolia Mill., é uma planta originária da região Mediterânea, que desenvolve-se em solos pobres e rochosos e de clima costeiro. A Lavandula angustifolia é facilmente cultivada diferentemente de outras espécies que são mais exigentes. A lavanda é cultivada em solos europeus, em torno do Mar Negro, mas atualmente é cultivada também no Japão – queproduz grandes toneladas anuais – na Argentina, no Brasil e no Leste Africano.


Fig. 1 – As flores de Lavanda

Cultivo

A lavanda, por ser uma planta perene, pode ter uma vida longa, com produção típica por até 10 anos, porém hoje já há relatos de plantas com até 20 anos de idade.
O óleo essencial da lavanda possui vários componentes, usados comercialmente para criar uma adorávelfragrância. As inflorescências tanto secas quanto frescas têm sua utilidade na culinária tendo também apelo decorativo.
A região costeira dos Estados Unidos é afetada por vezes por um inverno rigoroso e altas temperaturas e umidade no verão, o que provoca infecções fúngicas. Isso ocorre também na região do Golfo. Os produtores estabeleceram então um grupo de fazendas produtoras de Lavanda no ano 2000,esse grupo situa-se na região montanhosa do Texas, onde a produção é focada para os óleos essenciais.
(Mc Naughton V. et al.)
Propagação e plantio

A lavanda por ser um arbusto pequeno é melhor propagada através de estacas herbáceas, isso porque a propagação através de semente é inviável devido às sementes serem estéreis. A finalidade para a qual a lavanda será utilizada deve ser levada emconsideração quando for feita a escolha para o cultivo mais adequado.
O plantio por estacas gera plantas robustas e com crescimento exuberante.
Outros tipos de lavanda como por exemplo o Spike não são comumente cultivados, exceto como plantas modelo, podendo também ser encontrada em jardins residenciais.


Fig. 2 – Cultivo de Lavanda.


Óleos essenciais

Óleos essenciais sãocompostos voláteis produzidos pelas plantas para sua sobrevivência. A espécie vegetal produz compostos primários, tais como açúcares, proteínas, lipídeos e ácidos nucléicos, e também compostos secundários, que não são utilizados diretamente para seu crescimento e nutrição. Entre os compostos secundários estão os alcalóides, os flavonóides, os taninos, as saponinas e os óleos essenciais, entre outros. Osóleos essências são substâncias químicas que exercem as funções de autodefesa e de atração de polinizadores. A planta produz óleos essenciais nas seguintes partes: flores, cascas de frutos (principalmente dos frutos cítricos), folhas e pequenos grãos (“petitgrain”), raízes, cascas da árvore, resinas da casca e sementes. Denominam-se tricomas as estruturas onde ficam armazenados o óleo essencialna planta. Estes tricomas são rompidos naturalmente pela espécie vegetal, liberando o óleo essencial, que forma uma espécie de “nuvem aromática” ao seu redor.
Os tricomas também são rompidos durante os processos intencionais de extração do óleo essencial. Existem inúmeros processos industriais e artesanais de extração, alguns deles são: extração a vapor - mais conhecido e comum; extração porhidrodestilação - bastante utilizado em pequenas escalas; extração supercrítica; extração subcrítica; extração por gás refrigerante; extração por extrusão ou prensagem (utilizado pela indústria de sucos cítricos); extração a vácuo; extração enfleurage - tradicional e ainda utilizado; extração por solvente; extração por óleo (para fins culinários e de massagens).
Não podemos declararindistintamente que exista um método de extração melhor que todos os outros, pois cada um deles gera óleo essencial puro com composição química específica. Deste modo, não existe uma única composição química para um óleo essencial. Esta composição difere quando forem extraídos de partes diferentes da mesma espécie vegetal, cultivados de formas diferentes, ou os métodos utilizados para sua extração forem...
tracking img