Lavagem de dinheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Índice 1
Introdução 2
Lavagem de dinheiro 3
Etapas Da Lavagem De Dinheiro 3
Legislação e penalidades 5
Os perigos do envolvimento 6
Como prevenir 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Anexo 01 10

Introdução



O presente trabalho abordará o termo Lavagem de Dinheiro, o qual é considerado um tema atual mesmo que venha sendo praticado à bastante tempo.
É deimportância analisar-mos sua origem e prática, pois como administradores, estamos em constante contato com o sistema financeiro, e consequentemente as chances de envolvimento são de grau considerável.
Dentro do tema abordado, analisaremos as formas de como ela pode ocorrer, suas etapas, os perigos do envolvimento, os estabelecimentos mais propícios ao envolvimento, e como preveni-la.
Em sumaa Lavagem de Dinheiro é o processo pelo qual indivíduos envolvidos com atividades ilegais, buscam formas de disfarçar sua origem, acobertando suas práticas por meio de operações que envolvam terceiros e principalmente o sistema financeiro.
No decorrer do texto desmembraremos cada um dos temas acima relacionados.
Lavagem de dinheiro


A lavagem de dinheiro consiste num processopelo qual recursos que provém de atividades ilegais, passam por operações financeiras ou comerciais, a fim de eliminar as irregularidades de sua origem e torna-la uma moeda lícita e utilizável.
O termo “lavagem de dinheiro” surgiu nos Estados Unidos, onde indivíduos envolvidos em um tipo de falsificação de notas de dólares, colocavam-nas em máquinas de lavar para que adquirissem aparênciade gastas. A partir daí os métodos utilizados para acobertar origens ilícitas, foi sendo aperfeiçoado, pois, o sistema financeiro mundial foi integrado, permitindo que estes recursos ilegais fossem transferidos de um país para o outro em questão de segundos. Dessa forma o dinheiro sujo acaba por incorporar a economia formal, tornado-se lícito.



Etapas Da Lavagem De Dinheiro



Como intuito de disfarçar ativos que provenham de atividades ilícitas, evitando o comprometimento dos referidos envolvido, a lavagem de dinheiro realiza-se por meio de um conjunto de trâmites que resultam num processo bem elaborado para disfarçar a origem dos fundos. Este disfarce se resume em realizar inúmeras operações bancárias ou comerciais para dificultar o rastreamento de suas origens, e após,disponibiliza-los novamente para os criminosos como se fosse advindo de atividades legais.
O processo de lavagem mais conhecido e utilizado envolve basicamente três etapas independentes, mas que são utilizadas uma conseqüente à outra.


1. A colocação: A primeira ação dos criminosos é remover o dinheiro do local de origem, para limitar o perigo que as autoridades detectem aatividade que o gerou, para isso utilizam-se de várias formas para disfarçar este dinheiro como cheques, cheques correio, títulos ao portador, saldo em contas correntes, bens de alto valor, obras de arte etc...Um dos processos mais conhecidos ocorre quando o dinheiro é incorporado a economia através de países que tem sistemas financeiros menos rigorosos, conhecidos como paraísos fiscais que são estadosou regiões onde a lei facilita a aplicação de capitais de origem oculta, garantindo o sigilo bancário absoluto protegendo assim a identidade dos proprietários desse dinheiro. Esses locais propiciam a abertura de empresas pois oferecem grandes facilidades na atribuição de licenças, além de os impostos serem baixos ou inexistentes. São geralmente avessos à aplicação das normas de direitointernacional que tentam controlar o fenomeno da lavagem de dinheiro. Como exemplo de paraísos fiscais pode-se citar o Paraguai que oferece a isenção de impostos para empresas que lá se instalarem e a Suiça com seus níveis moderados de tributação e segredo bancário. A Receita Federal brasileira considera paraísos fiscais países ou dependências que tributam a renda com alíquota inferior a 20% . O Brasil...
tracking img