Lavagem das mãos

SEGURANÇA DO PACIENTE EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Higienização das mãos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária –Anvisa
APRESENTAÇÃO
A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medidaprimária, mas muitoimportante, no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sidoconsiderada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nosserviços de saúde,incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes.
Estudos sobre o tema mostram que a adesão dos profissionais de saúde às práticas de higienizaçãodasmãos de forma constante e na rotina diária ainda é baixa, devendo ser estimulada para tornaresses profissionais conscientes da importância de tal hábito. Torna-se imprescindível reformularessaspráticas nos serviços de saúde, na tentativa de mudar a cultura prevalente, de modo a aumentara adesão à higienização das mãos. Dessa forma, a atenção dos gestores públicos, dos diretores eadministradoresdos serviços de saúde e dos educadores deve estar voltada para o incentivo e asensibilização dos profissionais com relação à adoção de práticas cotidianas de higienização dasmãos. Todos devem estarconscientes da importância dessas medidas para garantir a segurança e aqualidade da atenção prestada.

INTRODUÇÃO
As infecções relacionadas à assistência à saúde constituem um problema grave e umgrande desafio,exigindo dos responsáveis pelos serviços de saúde ações efetivas de prevenção e controle.Tais infecções ameaçam tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde, podendoacarretar-lhessofrimentos e resultar em gastos excessivos para o sistema de saúde. Podem, ainda, ter comoefeito processos e indenizações judiciais, nos casos comprovados de negligência durante a assistênciaprestada.Atualmente, a atenção à segurança do paciente envolvendo o tema higienização das mãos tem sidotratada como prioridade. As mãos são consideradas as principais ferramentas dos profissionais que...
tracking img