Lavagem cerebral na propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Veremos aqui algumas técnicas eficientes para manipular indivíduos isolados. Ivan Pavlov em seus testes com animais notou que quando um animal era submetido a uma tensão física ou psíquica prolongadaexibiam todos os indícios de uma grande depressão nervosa. Assim o animal se recusando a enfrentar novamente uma condição insuportável, os seus cérebros paravam de funcionar (o cão perdia aconsciência) ou tornava-se louco (em um ser humano poderíamos chamar de histeria).
Os cães que eram mais difíceis de bloquear essa tensão esgotavam sua energia mais depressa que os tranqüilos. Porém mesmo osmais resistentes não conseguiam resistir sempre. Se o cão mais resistente fosse colocado a uma tensão suficientemente intensa, ele se entregaria da mesma maneira que o cão menos resistente.
Aconfirmação das pesquisas de Pavlov veio da maneira mais angustiante, e numa escala muito larga durante as duas Guerras Mundiais. Em decorrência de uma única desgraça, ou uma série de terrores menosviolentos mas repetidos com freqüência. Assim os soldados tiveram um número de sintomas de destruição psicofísico. Sintomas como inconsciência temporária, agitação extrema, letargia (sonolência), cegueiraou paralisia funcional, respostas inteiramente desconexas para o estímulo dos acontecimentos, alterações estranhas de comportamento normais. O que foi denominado na primeira Guerra Mundial como “ohorror nervoso à guerra” e na segunda Guerra Mundial “a fadiga de guerra” foram os mesmo sintomas que Pavlov observou nos testes em seus cães.
Tanto o cão como o homem tem um limite de resistência. Amaioria dos homens atinge o seu limite após trinta dias de tensão, mais ou menos contínua, sob as condições do combate moderno. O limite dos mais fracos é de 15 dias, os mais fortes chegam a 45 ou até50 dias. Porém fortes ou fracos, e mesmo com boa saúde, eles perdem. Os únicos que conseguem suportar uma guerra inteira, sem nenhuma alteração psicofísica, são os psicopatas.
Os homens da lei...
tracking img