Laudos psicologia dr.rmc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
8/26/2011

LAUDOS E PARECERES PSICOLÓGICOS curso CRP01-Brasília, ago/2011

Roberto Moraes Cruz, Dr.
Universidade Federal de Santa Catarina
robertocruzdr@gmail.com

Roberto Moraes Cruz, Dr.
1) Professor 2) Professor

e pesquisador do Curso de Psicologia e do Programa de PósGraduação em Psicologia da UFSC. de cursos de especialização e capacitação em Avaliação Psicológica, PsicologiaJurídica, Psicologia do Trabalho, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Diagnóstico em Saúde . 3) Coordenador do Laboratório FATOR HUMANO – Métodos e Diagnóstico (UFSC); 4) Diretor da Coleção “Trabalho Humano”e “Avaliação Psicológica” da Editora All Books/Casa do Psicólogo (SP); 5) Ex-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (ABPJ), membro da Psicometrics Society (ING), da AssociaçãoIberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP), diretor da REID (Espanha-Brasil); 6) Perito psicólogo - danos psicológicos no Direito Cível e do Trabalho; 7) Autor de livros e artigos científicos no âmbito avaliação psicológica, psicologia jurídica, saúde e segurança no trabalho.

O Informe Psicológico como produto de avaliação psicológica stricto sensu e lato sensu
STRICTO SENSUAVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Finalidade: diagnóstico e prognóstico.

LATO SENSU
Finalidade: informação, orientação, de intervenção, acompanhamento.

Atender demandas específicas população e das instituições públicas e privadas;

1

8/26/2011

DEFINIÇÃO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Atividade científica e profissional
A) Processo de investigação científica Conjunto de procedimentostécnicoscientificos, fundamentados teoricamente, utilizado para investigar condições psicológicas das pessoas, considerando as suas condições clínicas pregressas e atuais, histórico sóciofamiliar e profissional.
FUNÇÃO: Definir o problema de investigação, coletar dados, inferir sobre dados e explicá-los.

Produzir evidências

Cruz, R.M. (2004). O processo de conhecer em avaliação psicológica. In: Avaliação eMedidas Psicológicas. SP: Casa do Psicólogo.

DEFINIÇÃO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Atividade científica e profissional
B) Relação contratual e de consumo FUNÇÃO: Situação de exame das condições psicológicas de clientes (usuários), por um psicólogo (prestador de serviços), que se compromete avaliá-las, de acordo com as suas competências e habilidades técnicas e instrumentais, de acordo com ocontrato estabelecido (objetivo, expectativas em relação a duração, custo, resultados). Comunicar uma informação psicológica para determinada finalidade pessoal ou profissional.

Eficácia social e profissional
Cruz, R.M. (2004). O processo de conhecer em avaliação psicológica. In: Avaliação e Medidas Psicológicas. SP: Casa do Psicólogo.

O CONHECIMENTO PSICOLÓGICO QUE PODE SER COMUNICADO
• Doponto de vista técnico e procedimental é importante considerar que o trabalho do psicólogico, ao realizar processos de avaliação psicológica é concebido em um plano descritivo-interpretativo, que envolve:
– Rigor na descrição da demanda e dos aspectos investigados (especificação da demanda), – Conhecimento científico sobre os fenômenos investigados; – Competências técnicas para realizar processos deavaliação psicológica.

2

8/26/2011

O CONHECIMENTO PSICOLÓGICO QUE PODE SER COMUNICADO
• O poder do trabalho dos psicólogos que atuam como especialistas na realização e comunicação de resultados de avaliações psicológicas está no conhecimento técnico sobre o assunto que o atinge (pelas características da demanda), na forma e nos meios materiais que o utiliza na emissão de juízoespecializado.
(Cruz, 2004; Rovinski, 2004; Dal Pizzol, 2009; Cruz e Rovinki, 2009).

INFORMES PSICOLÓGICOS

Roberto Moraes Cruz, Dr.
robertocruzdr@gmail.com

O QUE É O INFORME PSICOLÓGICO?
• O INFORME PSICOLÓGICO é uma declaração escrita, detalhada e histórica dos fatos relativos a uma avaliação psicológica, com a finalidade de transmitir a um receptor, resultados, conclusões e previsão com...
tracking img