Laudon e laudon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conforme Laudon e Laudon (1996), os SI podem ser classificados de acordo com o nível hierárquico onde são tomadas as decisões a que dão suporte. Além dos níveis operacional, tático e estratégico, osautores incluem uma camada adicional entre o nível operacional e o tático, chamada nível de conhecimento (knowledge level). Neste nível da organização estariam engenheiros, advogados, cientistas,analistas de marketing, analistas financeiros e de controladoria, “cujo trabalho consiste principalmente na criação de novas informações e conhecimento”. Os sistemas que atendem às necessidadesoperacionais são chamados pelos autores de sistemas de processamento transacional (TPS – transaction processing systems). Os TPS estão ligados às transações e operações do dia-a-dia que dão suporte aos negóciosda empresa, tais como entrada de pedidos de vendas, emissão de notas fiscais, liberação de crédito, requisições de materiais e lançamentos de produção. São sistemas altamente estruturados, pois tantoos dados que serão entrados no sistema como as maneiras pelas quais serão processados são previamente conhecidas. O objetivo dos TPS é o de registrar estas transações e disponibilizar as informaçõespara os empregados e supervisores diretamente envolvidos. Exemplos destes sistemas são sistemas de pedidos, faturamento, folha de pagamento e de contabilidade.

As duas principais característicasdos TPS se destacam: eles ampliam as fronteiras da organização, pois através deles é realizado o contato com clientes, fornecedores, bancos e eles são a base de fornecimento de informação para os demaissistemas. Além disso, eles são chamados de sistemas de missão-crítica, pois uma interrupção em seu funcionamento pode prejudicar a operação da empresa.

Existem sistemas que dão apoio em ERP aostrabalhadores no nível do conhecimento das empresas têm o objetivo de facilitar a criação, distribuição e integração de conhecimentos e informações criados ou adquiridos aos negócios da empresa. São...
tracking img