Laudo pericial ambiental da chácara 57 do setor habitacional arniqueiras

931 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Campo Grande – MS

Reserva Legal
Área de Preservação Permanente
Código Florestal

Direito ambiental
Letícia Ferreira Queiroz
Reserva Legal
Reserva Legal é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, ressalvada a de preservação permanente (APP), representativa do ambiente natural da região e necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas. Deve ser equivalente a, no mínimo, 20% (vinte por cento) da área total da propriedade. Sua implantação deve compatibilizar a conservação dos recursos naturais e o uso econômico da propriedade. (Lei Estadual 14.309/2002).
O primeiro conceito de Reserva Legal foi criado no Brasil em 1934 com o primeiro Código Florestal (Decreto nº 23.793). O atual conceito foi instituído em 1965 pela Lei Federal nº 4.771 (Novo Código Florestal). Em Minas Gerais, foi regulamentada pela Lei 14.309/2002, pelo Decreto 43.710/2004 e mais recentemente pela Lei 18.365/2009.
A grande maioria das propriedades rurais brasileiras não possui as áreas de preservação permanente e de Reserva Legal, conforme determina o código florestal. A legislação brasileira atual já prevê, em alguns casos específicos, mecanismos de compensação, onde o proprietário compensa o dano ambiental causado em sua propriedade por meio de aquisição direta de uma área com vegetação nativa em região próxima à sua propriedade ou através de cotas de reserva florestal.

Área de Preservação Permanente É a área protegida coberta ou não por vegetação nativa, com a função de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. São consideradas áreas de preservação permanente: * Ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água desde o seu nível mais

Relacionados

  • Laudo pericial ambiental da chácara 57 do setor habitacional arniqueiras
    1595 palavras | 7 páginas