Laudo ergonomico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Iluminação no Local de Trabalho é tratada, do ponto de vista da Higiene do Trabalho, como um risco físico passível de afetar o trabalhador em todos os fatores que um Técnico de HST pretende controlar.
Uma iluminação deficiente ou desadequada ao local de trabalho pode degradar a saúde física ou psicológica de um trabalhador, afetar o seu rendimento, ou provocar um acidente de trabalho. Comotal, a Iluminação no Local de Trabalho deve ser considerada como um risco, que, consoante as características dos locais e as circunstâncias, pode ser tão ou mais perigosos que o risco das substâncias químicas, por exemplo.
* Luz
A zona visível do espectro é ínfima quando comparada com a sua amplitude. No entanto, esta pequena área é fundamental para a vida humana e para a sua sobrevivência numuniverso cheio de diferentes formas de energia radiante às quais o ser humano é radicalmente cego.
No espectro de radiações eletromagnéticas, as radiações visíveis ao olho humano (luz), é uma pequena parte.
* Tipos de Iluminação
* Quanto à Fonte
Do ponto de vista da fonte existem dois tipos distintos de iluminação, a iluminação natural e a iluminação artificial.
A iluminação natural éaquela que provém do sol, de forma direta ou indireta, e é composta por todos os comprimentos de onda do espectro da radiação visível.
A iluminação artificial provém de uma fonte de energia que não o sol, e a gama de comprimento de onda do espectro da radiação visível abrangida varia consoante a fonte.
As fontes de iluminação artificial que interessam ao estudo da iluminação no local de trabalhosão as lâmpadas.
Existem vários tipos de lâmpadas, de acordo com a tecnologia utilizada para transformar energia elétrica em radiação luminosa, variando no comprimento de onda abrangido, no fluxo luminoso emitido, e principalmente no rendimento elétrico.
Os tipos de lâmpadas utilizadas na iluminação de locais de trabalho são:
* Incandescentes.
* Fluorescentes.
* Vapor de Sódio.* Vapor de Mercúrio.
* Iodetos Metálicos.
* Nesta análise não são incluídas lâmpadas especiais como lâmpadas infra-vermelhos, ou ultra-violeta, que são utilizadas em locais de trabalho como, zonas de detecção de falhas em linhas de produção, ou câmaras de revelação fotográfica, porque o objectivo dessas lâmpadas não é o de iluminar o local de trabalho.
* As lâmpadasincandescentes são as que emitem uma luz mais próxima das características da luz solar. No entanto o seu fraco rendimento torna a sua utilização inviável na iluminação de espaços amplos. Devem ser utilizadas em iluminação de espaços específicos de trabalho, como candeeiros de mesa, bancada de trabalho de precisão.
* As lâmpadas fluorescentes, devido ao seu bom rendimento, e boa restituição de cores, sãoas lâmpadas mais adequadas para iluminação geral dos espaços de trabalho fechados, como escritórios, salas de reunião, corredores, sanitários, oficinas, pequenos armazéns.
* As lâmpadas de vapor sódio, ou vapor de mercúrio, devido ao seu elevado rendimento, são utilizadas na iluminação de espaços amplos, como grandes armazéns, hangares, e na iluminação exterior. O nível de restituição de coresé baixo.
* As lâmpadas de iodetos metálicos, devido ao elevado nível de fluxo luminoso que conseguem produzir, são utilizadas também na iluminação de espaços amplos, e exteriores, mas apenas em situações temporárias, devido ao seu rendimento não ser tão bom como o das lâmpadas de vapor sódio ou mercúrio. São utilizadas em projetores de obras, cais de carga e descarga, áreas exteriores demovimentação de máquinas.
* Riscos

Uma iluminação má ou desadequada do local de trabalho é um risco que pode originar acidentes de trabalho, ou degradação da saúde dos trabalhadores, podendo degenerar numa doença profissional.
O risco de iluminação mais provável de originar um acidente de trabalho é o simples fato de uma iluminação deficiente potenciar a exposição de uma pessoa a outros...
tracking img