Laudo ergonomico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA SOBES

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE CANTEIRO DE OBRAS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

1.

INTRODUÇÃO
a) Política de Segurança

A segurança de Trabalho é parte integrante do processo de produção e um dos objetivos permanentes de uma empresa. Visa a preservar o seu patrimônio humano e material, de clientes e deterceiros e a continuidade das atividades em padrões adequados de produtividade com qualidade de serviço. Para atender os Diplomas Legais em vigor e considerando ser a Prevenção de Acidentes a melhor solução, a promoção da saúde e proteção da integridade física dos trabalhadores no local de trabalho devem ser realizadas, abordando 4 (quatro) aspectos:

• • • •

Qualificação Profissional. ServiçosEspecializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho.

A Qualificação Profissional é o processo mais eficiente para se mudar o quadro crítico existente no Brasil, quanto ao número de Acidentes do Trabalho. Um profissional realiza seu trabalho com mais eficiênciatécnica, aumentando, com isto, a produtividade e a qualidade do produto e melhor aplicando as normas de segurança. Ao se falar em Qualificação Profissional, a principal necessidade brasileira nesta área, incluem-se todos os níveis dentro de suas respectivas atribuições, inclusive os de direção. Ao SESMT, cabe a função de centralizar o planejamento da segurança, em consonância com a Produção, edescentralizar sua execução. Eng. Edison da Silva Rousselet
1

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA SOBES

À CIPA cabe a função, como um órgão interno da Empresa, de ser um divulgador das normas de segurança e de realizar algumas funções executivas estabelecidas na legislação em vigor, tais como: elaborar Mapa de Riscos, discutir acidentes ocorridos, convocar reuniões extraordinárias,etc. Às Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho, instrumento determinado em lei desde 1978, cabem universalizar as responsabilidades, não só sobre segurança e saúde do trabalhador, como também sobre os processos de execução dos serviços. As ações para Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho deverão ter a participação e o envolvimento de todos os setores da estruturaorganizacional e de seus colaboradores, sendo as responsabilidades compatíveis com os diversos níveis no organograma funcional da empresa. A meta do “ACIDENTE ZERO”, apesar de utópica, deverá ser sempre perseguida. b) Responsabilidades e Atribuições 1) Gerente de Contrato/Supervisor de Obras Tem a responsabilidade final pela execução do Contrato/Obra, dentro dos padrões mínimos de Segurança e Saúde noTrabalho, estabelecidos pela legislação em vigor. Engenheiros/Gerentes São responsáveis pelo planejamento e determinação das Medidas Preventivas para a execução dos Serviços de acordo com o Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT da obra, com o assessoramento e apoio da equipe especializada. Mestres/Encarregados São diretamente responsáveis pela orientação econtrole das Medidas Preventivas adotadas pelas equipes sob sua supervisão, devendo participar de forma ativa, para que os trabalhos sejam desenvolvidos sem acidentes.

2)

3)

Eng. Edison da Silva Rousselet

2

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA SOBES

4)

Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT São responsáveis pelaexecução direta do PCMAT estabelecido para a obra, e pelo assessoramento e apoio à área de produção. CIPA Têm a responsabilidade de divulgar as Normas de Segurança e Saúde no Trabalho e propor Medidas Preventivas. Empregados da Obra e de Empreiteiras Têm o dever de colaborar na aplicação e cumprimento das Normas Regulamentadoras e das Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho recebidas....
tracking img