Laudo ergonomico motorista de onibus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (3000 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Dentre as preocupações das empresas na melhoria da qualidade e competitividade de seus produtos, a saúde ocupacional vem ganhando destaque nos últimos anos com o aparecimento de índices preocupantes de distúrbios ocupacionais dos mais diferentes tipos. O presente trabalho foi elaborado em atendimento à necessidade de uma empresa mineira de INSTALAÇÃO ELETRICA E HIDRAULICAde avaliar osriscos ergonômicos envolvidos nas suas atividades produtivas, de forma a adequar o local de trabalho e proporcionar ao colaborador um ambiente confortável e de melhor posicionamento postural. O principal objetivo da pesquisa foi detectar os riscos ergonômicos da empresa estudada, e conseqüentemente, prevenir o aparecimento das doenças ocupacionais relacionadas à má postura e decorrentes demovimentações corporais incorretas na execução das atividades laborais. A metodologia utilizada foi a observação armada, onde avaliou-se todos os setores da empresa, desde a recepção até a expedição, descrevendo-se os movimentos e posturas comumente realizadas pelos colaboradores e detectando-se os riscos ergonômicos envolvidos nos diversos postos de trabalho. A discussão foi embasada embibliografia, sendo relatadas as conseqüências dos movimentos e posturas incorretas, e a utilização de mobiliário inadequado.
Como resultado, foi elaborado um diagnóstico sobre a situação atual, a partir da análise dos dados obtidos, e apresentado um relatório contendo sugestões para a adequação do mobiliário e postura dos colaboradores para prevenir as doenças ocupacionais na empresa.

INTRODUÇÃOA Ergonomia é uma ciência que estuda a adaptação das tarefas e do ambiente de trabalho às características físicas, sensoriais, perceptivas mentais e físicas do ser humano. A palavra Ergonomia vem das palavras gregas ergos
que significa “trabalho” e nomos,“estudo de” ou “leis naturais de”. E de acordo com NASCIMENTO e MORAES (2000), ela deve visar, em primeiro lugar ao bem estar do trabalhadore sua segurança, tendo como resultado a eficiência profissional.
De maneira intuitiva de acordo com VIEIRA (1996), já se pratica ergonomia desde que existe o homem. As primeiras armas e ferramentas conhecidas já eram adaptadas às pessoas.
Além disso, fazia-se seleção das pessoas mais aptas para as guerras e para executar certas funções específicas.
O trabalho sedentário e especializado, aqual é a atividade que mais cresce em países industrializados, requer concentração em sua execução (por mais simples que o trabalho seja). Isto impõe ao corpo posturas paradoxais: enquanto segmentos corporais permanecem estáticos por longos períodos de tempo, como a coluna vertebral, outros como os membros superiores (braços) precisam realizar movimentos altamente repetitivos. O que predispõe aoaparecimento de lesões. (COURY,1993)
A mesma autora ainda cita que, a abordagem da Fisioterapia Preventiva é de promover e manter saúde, centrando as atenções em impedir que as alterações posturais e lesões ocupacionais ocorram no local de trabalho. Portanto uns dos principais objetos de interesse da prevenção são as situações de risco, as situações potencialmente lesivas, ou seja, os movimentos,posturas, enfim toda e qualquer posição que possa promover ou facilitar o aparecimento dos distúrbios ocupacionais (LER), atualmente designadas DORT (distúrbios osteo-musculo-ligamentares relacionados ao trabalho).
Um ambiente de trabalho torna-se mais saudável e agradável tendo como
conseqüência o aumento da produtividade, aliando as alterações ergonômicas no local de trabalho com asorientações relativas a prevenção de distúrbios ocupacionais fornecidas pelo Fisioterapeuta: adequação postural, destensionamento das articulações (alongamento), bombeamento sanguíneo dos braços, retorno venoso das pernas, entre outros.
Conforme trabalho relatado por CEIGNER (1998) as organizações têm, atualmente, gastos elevados com problemas ligados à saúde e à segurança do trabalhador. Incluem-se...
tracking img