Latossolo vermelho-amarelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Classe de Solo: Latossolo Vermelho-Amarelo
Os latossolos vermelho-amarelos são solos profundos ou muito profundos, com aparência relativamente bem individualizada, devido à distinção de cor, especialmente entre os horizontes A e B.
São normalmente muito porosos, mesmo aqueles com elevados teores de argila. A textura é muito variada, sendo encontrados teores de argila de 15% a mais de 80%. Háocorrência de latossolos vermelho-amarelos concrecionários, apresentando quantidades significativas de nódulos ou concreções. Existem, ainda, variedades cascalhentas, com teores apreciáveis de frações grosseiras (0,2 - 2 cm).
São solos predominantemente distróficos ou álicos, com alguns poucos eutróficos. São solos bem a acentuadamente drenados, ocorrendo aqueles com drenagem moderada e até comtendência a imperfeita.
Ocupam uma apreciável área do território brasileiro. Quando se apresentam em relevo plano e suave ondulado ou ondulado, são comumente utilizados com agricultura ou pastagens, principalmente aqueles com teores não muito elevados de areia. Apresentam baixa fertilidade. Nas áreas de relevo acidentado, há limitação pela forte declividade e riscos de erosão. Os de textura média,com grande participação de areia, aproximam-se das Areias Quartzosas, sendo muito suscetíveis à erosão, além de apresentarem elevada taxa de infiltração, requerendo, portanto, tratos conservacionistas e manejo da água de irrigação adequados.
Ocorrem em todo o território brasileiro, sendo relativamente pouco expressivos no Rio Grande do Sul e estados nordestinos, exceto a Bahia.

LatossolosVermelho-Amarelos (LVA) 
Solos com teores de Fe2O3 iguais ou inferiores a 11% e, normalmente, acima de 7%, quando os solos são argilosos ou muito argilosos e não-concrecionários. Mantêm o mesmo nome da classificação anterior a 1999.
São profundos ou muito profundos, bem drenados, com textura argilosa, muito argilosa ou média. Os solos de textura argilosa ou muito argilosa e de constituição maisoxídica possuem baixa densidade aparente, de 0,86 g a 1,21 g/cm3, e porosidade total alta a muito alta. São solos ácidos a muito ácidos, com saturação por bases baixa (distróficos) e, por vezes, álicos - nesses casos, com alumínio trocável maior que 50%.
Esses Latossolos também possuem boas condições físicas que, aliadas ao relevo plano ou suavemente ondulado, favorecem a utilização com diversasculturas adaptadas ao clima da região. 
Suas principais limitações são a acidez elevada e a fertilidade química baixa. Requerem um manejo adequado com correção da acidez, adubação fertilizante e controle de erosão - como, por exemplo, terraceamento -, especialmente nos solos de textura média, que são os mais pobres e suscetíveis à erosão. A deficiência de micronutrientes pode ocorrer sobretudo nossolos de textura média.
São os solos de maior ocorrência no Estado de Mato Grosso, estendendo-se por cerca de 262.000 km2, principalmente em sua porção centro-norte, no Planalto dos Parecis, desde Brasnorte a oeste até São Félix do Araguaia e Cocalinho a leste; e de Peixoto de Azevedo a norte até Nova Mutum e Diamantino, a sul. Ocorrem também no Planalto dos Guimarães, na região de Campo Verde,Primavera do Leste, Novo São Joaquim e General Carneiro, estendendo-se para leste até Barra do Garças e Araguaiana. Distribuem-se em manchas no extremo noroeste do Estado, na Chapada dos Dardanelos, entre Juína e Aripuanã; no noroeste de Aripuanã e em Apiacás, entre os rios Juruena e Teles Pires; além de manchas esparsas na região do Pantanal, como em Cáceres e Poconé.
Latossolo Vermelho-AmareloDistrófico
São solos profundos ou muito profundos de textura muito argilosa a argilosa. Apresentam normalmente relevo plano e suave ondulado, ocorrendo também como relevo ondulado, forte ondulado e montanhoso. A baixa fertilidade natural inibe o uso deste tipo de solo para a agricultura. Ocupam cerca de 40% da área estudada, distribuídos no entorno dos sedimentos calcários, principalmente sobre...
tracking img