LATCH RS COM PORTAS NOR E NAND

717 palavras 3 páginas
RELATÓRIO Nº1
LATCH RS COM PORTAS NOR E NAND

1. INTRODUÇÃO

Latches são células binárias utilizadas em circuitos sequenciais. A principal função de um Latch resume-se a possibilitar o armazenamento de um determinado valor lógico – um ‘1’ ou um ‘0’ – desde que se forneça energia elétrica ao circuito. Pode por isso ser visto como um elemento de memória que permite armazenar um bit de informação. Para controlar o modo como o armazenamento de informação é feita, os latches Possuem algumas linhas de entrada. Existem diferentes tipos de latches, que diferem na sua topologia e na forma como a informação é guardada.

2. OBJETIVO

Verificar o funcionamento dos circuitos Latch RS com portas NOR e NAND RS sincrono com portas NAND e preencher as respectivas tabelas verdade.

3. MATERIAL:

Circuito Integrado: 7400 (dois) e 7402(um)
Diodo emissor de luz (led): 4 (quatro)
Resistor fixo: 330Ω; ± 5%; 1/8 W (quatro)
Fonte de alimentação CC (uma)
Multímetro Digital (um).
Matriz de Contatos (uma).
Fio jumper (diversos).
Cabos.

4. PRÁTICAS:

4.1. LATCH RS COM PORTAS NOR

Antes de realizarmos a montagem do circuito, realizamos a verificação teórica do Latch RS identificando sua tabela verdade, comparando em seguida com a tabela resultante da montagem prática do circuito. Além disso simulamos o acionamento através do sistema de simulação de circuitos digitais disponível na internet.

Inicialmente, admitindo que R=0 e S=1 – nesta situação o valor da saída QN vai ser inevitavelmente‘0’, independente do valor lógico na outra entrada da porta NOR de baixo. Como R=0 e QN=0 então a saída Q assumirá o valor lógico 1. Suponha que depois se coloca a ‘0’ o valor lógico de S – nada se irá alterar no circuito: Q=1 e QN=0.Subindo depois o valor de R para ‘1’, a saída Q irá a ‘0’, e consequentemente QN irá subir para o nível lógico ‘1’..

Realizamos a montagem do circuito e iniciamos a

Relacionados

  • Lógica digital
    43782 palavras | 176 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas