LASTROcapa

533 palavras 3 páginas
ENGENHARIA MECÂNICA 7ª FASE

EBERTON WOLF SEVERO 7ª FASE
HUGO DANIEL SOUZA 7ª FASE
JULIANO DE OLIVEIRA PLASIDO 7ª FASE
JUCINEI CHIODINI 7ª FASE
WANDERLEY METZ 7ª FASE

MÁQUINAS HIDRAÚLICAS

PROFESSOR: MARCELO PEREIRA
JARAGUA DO SUL 10 DE MAIO DE 2015

1. Introdução
A curva mais comum e mais utilizada em dimensionamentos de bombas centrífugas é curva Altura Manométrica (Hman) versus Vazão (Q), que é obtida com o rotor operando em velocidade constante (n).
Como a tubulação de sucção é curta e a válvula instalada é de passagem plena, neste experimento pode ser desprezada a perda de carga na tubulação de sucção.

2. Implementação e avaliação dos resultados
Se houver um fluido escoando por uma tubulação, você verá que a vazão se mantém constante em toda a tubulação. Agora, se o fluido passa de um tubo mais grosso para um tubo mais fino, para que a vazão permaneça constante, haverá uma variação na velocidade de escoamento do fluido.
Caso você meça a pressão que o fluido exerce sobre as paredes de um tubo, você verá que a pressão irá variar dependendo da velocidade com que o fluido escoa. Sendo assim, quanto maior for a velocidade com que o fluido escoa, menor será a pressão sobre a parede do tubo.
Neste trabalho foi observado a medida de vazão, onde foi utilizado um reservatório de medida e um cronometro e a medida da pressão, através de uma bomba e manômetro, onde era regulado a pressão da água. A vazão é uma consequencia de pressão, elas são ligadas uma a outra, mas, lembrando que pressão e vazão são diferentes. Vazão é a razão entre um determinado volume e unidade de tempo, ou seja é volume dividido pelo tempo, já pressão é a força aplicada a parede de um volume de controle, ou seja é a força por unidade de área.
Se você aumentar a vazão não ira aumentar a pressão, é como uma torneira aberta, quanto mais você abre, mais água passa. Mas a diferença de pressão entre a caixa d'agua e a torneira é a mesma, agora, se você aumentar a pressão na entrada e na saída

Relacionados