larnaja mecanica

350 palavras 2 páginas
naranja Mecânica (1971)

O diretor norte-americano Stanley Kubrick encontrara no romance futurista homônimo de Anthony Burgess o substrato para revisitar o grande tema de sua filmografia, que não chegava ao nono título. Toda a obra madura de Kubrick discute "das Unbehagen in der Kultur", "o mal-estar na civilização". (Título de livro de Sigmund Freud)

Muita gente cita o filme "Laranja Mecânica" para falar mal do Behaviorismo Radical.

Ledo engano! Na verdade as atrocidades do filme só ocorrem porque não tem nada de Behaviorismo Radical nele!

O filme, que é o meu favorito do diretor Stanley Kubrick e já assisti mais de 20 vezes, é baseado em um romance cyberpunk do inglês Anthony Burguess. O protagonista é Alexander De Large, um delinqüente de 16 anos que para sair do presídio (preso por homicídio) topa fazer parte de uma experiência científica na qual será transformado em uma "pessoa boa".

A experiência consiste em um procedimento de condicionamento clássico, pavloviano. Através de bizarras sessões (usando filmes, drogas e outros recursos desumanos) Alex é condicionado a responder com fortes náuseas à violência. Assim, toda vez que ele vê violência ou vai agir de forma violenta, cai no chão, sem poder fazer mais nada. Ele não escolhe "ser bom": é apenas impedido (por punição) de "ser mau". (Questão ética aí, não?)

Uma prova de que o experimento nada tem de Behaviorismo Radical é que o cientista responsável é um tal de Dr. Brodski. Já pelo nome podemos ver se tratar de um (reflexologista) russo, e não um (behaviorista) norte-americano. A prova final de que faltou uma visão beheca está no fato de que Alex, após o aparente sucesso do experimento, é lançado ao mundo sem emprego, sem amigos e sem família., sem assistência alguma! Ou seja, os cientistas russos entenderam que alterado o organismo tudo estava resolvido, e não se deram conta que o condicionamento de Alex não duraria pois ele seria lançado em um ambiente hostil e sem ninguém para

Relacionados