Larissa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Observe abaixo o mapa-múndi político, que mostra todos os Estados-Nação existentes atualmente na Terra. O espaço geográfico mundial aparece, assim, fragmentado. Isso é destacado, inclusive, pelo fato de casa país estar pintado com uma cor. Observando isso, temos a impressão de que essa "fragmentação" é algo determinado pela natureza. Podemos também ficar com a sensação de que sempre foi assim esempre será.
Os territórios dos Estados-Nação estão delimitados por linhas de fronteiras ou linhas de separação, chamadas de limites. A zona pela qual passa a linha de separação é denominada fronteira. Dessa forma, percebemos que, apesar de serem utilizadas como sinônimos, há uma diferença entre limite e fronteira, já que a primeira refere-se apenas à linha divisória entre os Estados e a segunda aum trecho a um trecho do território próximo ao limite. Os habitantes do país podem morar na fronteira, mas nunca sobre a linha.
Para o estabelecimento da linha de separação podem ser utilizados rios ou serras (limites naturais) ou criam-se linhas imaginárias, a partir dos paralelos e meridianos (latitude e longitude). Mapas como esses expressam a divisão política, ou seja, os territórios de cadapaís ou a área em que o governo de cada um tem para atuar.

Os limites entre os Estados-Nação não foram determinados pela natureza, apesar de serem utilizados rios e serras para que eles sejam estabelecidos. Esses limites, e, portanto, os territórios dos países, são resultados de longos processos de ocupação de trechos da superfície terrestre.

Eles não se apresentaram sempre como estão no mapa enem permanecerão assim. Muitos desses limites são objetos de conflitos e podem surgir alterações em virtude de guerras entre os povos. Os países podem surgir também em decorrência de uniões ou desmembramentos de forma pacífica.

As alterações no espaço geográfico são fruto das próprias modificações da cultura, do domínio das técnicas, dos valores, das formas de organização social dos povos. Aomesmo tempo em que o processo de ocupação ia ocorrendo, o poder central do Estado (governo) procurava estabelecer seus limites territoriais, sempre buscando ampliar seus domínios. Para o estabelecimento de limites frequentemente aconteciam - e ainda acontecem - conflitos e guerras entre dois ou mais Estados.

A ampliação do território é algo de extrema importância para os Estados, pois significamais áreas para a agricultura, mais recursos naturais (água, vegetação, minérios), saídas para o mar, áreas litorâneas apropriadas para construção de portos, pontos situados em rotas comerciais. Percebemos, assim, que a divisão política do espaço mundial é um aspecto importante na Geografia ao representar as áreas de atuação de cada Estado, representa - em muitos casos - também formas diferenciadasde nível de desenvolvimento tecnológico, de normas (leis), de valores e costumes.

Representa, enfim, em muitos aspectos, formas diferentes de se organizar o espaço geográfico, pois cada país tem suas peculiaridades, tem suas características únicas, bem próprias. Ao analisarmos a maneira como se deu a formação dos territórios dos países estamos compreendendo um pouco sobre a sua organizaçãoespacial. O processo de formação territorias de cada um deles não ocorreu na mesma época histórica e os fatores responsáveis por cada processo são diferentes.

Além disso, nem todas as áreas da Terra estiveram sempre sob a administração política de um Estado. Até os séculos XV e XVI, havia muitas áreas do nosso planeta - principalmente na África e na América, habitadas por grupos sociais que nãomantinham uma organização política com um governo centralizado. É nessa fase da história que se inicia um processo de expansão comercial de alguns países da Europa, que ocuparam várias áreas do globo.
A partir de então, os países europeus dominaram trechos da América, Ásia, África e Oceania, impondo, frequentemente à força, aos povos locais seus valores, hábitos e costumes, suas normas e regras, suas...
tracking img