Larigite

546 palavras 3 páginas
Laringite Aguda

> Definição:

A laringe é uma curta estrutura cilíndrica, localizada abaixo da faringe e logo acima da traquéia, responsável por abrigar as cordas vocais. A laringe fica atrás da saliência cartilaginosa do pescoço, é conhecida como pomo-de-adão.
Durante o ato de engolir, o acesso à laringe se fecha, impedindo que alimentos cheguem às cordas vocais e à traquéia. O fechamento da laringe garante que os alimentos sigam o caminho correto em direção ao esôfago. Pela laringe não passam alimentos, somente o ar inspirado e expirado. As cordas vocais ficam na laringe e, além de permitirem a passagem de ar em direção à traquéia, podem vibrar com a passagem de ar vindo dos pulmões na direção contrária, permitindo-nos emitir sons e fala.
A laringe, portante tem três funções principais: Canalizar o ar respirado em direção às cordas vocais e à traquéia; Agir como válvula, fechando a traquéia quando você engole, impedindo que alimentos ou líquidos entrem nas suas vias respiratórias; Permitir a emissão de sons através da vibração das cordas vocais com a passagem de ar vindo dos pulmões.
Quando a laringe inflama, dizemos que o paciente tem laringite. Esta é uma doença inflamatória da laringe, predominantemente nas cordas vocais. Acomete pessoas de todas as idades. A laringite provoca uma redução na capacidade das cordas vocais vibrarem, está geralmente associada à rouquidão ou perda da voz.

> Causas:

A maioria das laringites são agudas e autoeliminadas, com duração menor que três semanas.
Entre as causas da laringite, estão as infecções virais (que é a mais comum) que acometem as vias aéreas superiores, infecções bacterianas (podendo ser aguda ou crônica), fungos, protozoários, inflamação devido ao uso intenso das cordas vocais, tosse excessiva, fumo e consumo de álcool. Um quadro de laringite pode vir acompanhado de outas infecções, como gripe, resfriado, faringite ou sinusite. Crises de alergia que acometem as vias aéreas também podem provocar

Relacionados