Lari

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças. Teoria Geral da Administração: uma abordagem pratica 2. Ed. São Paulo Atlas, 2010.

A escola clássica corresponde ao primeiro estudo da administração de forma estruturada. Este pioneiro rendeu a Escola Clássica elogios e criticas de forma ampla, sem possibilitar e receber uma análise mais detalhada de cada situação.
Ela se constitui de duas teorias daadministração:
- Teoria da administração cientifica iniciada em 1903, sobre a liderança de Frederick Winslow Taylor, nos E.U.A.
-Teoria do processo administrativo, iniciada em 1906, sobre a liderança de Henri Fayol, na Europa.
A administração é um processo de uso dos recursos disponíveis e de atuação planejada, organizada, supervisionado e controlado, para alcançar os resultados previamenteestabelecidos.
Razões do surgimento da Escola Clássica: Aumento da complexidade da Administração das organizações; Busca do maior rendimento possível proporcionado pelos recursos das organizações.
Não existe qualquer duvida de que o principal idealizador da Teoria da Administração Cientifica foi Frederick Winslow Taylor, ele começou a estudar na Escola de Direito de Harvard, mas nunca demonstrouqualquer vontade de trabalhar como advogado. Não se sabe a real razão pela qual Taylor envereda para a atuação profissional como operário de fábrica, durante quatro anos, foi torneio mecânico em uma fábrica de bombas hidráulicas, onde ele começou a constatar vários vícios de má administração, como: inexistência de orientações técnicas para os operários, falta de controle e sérias divergências entreos operários e os gerentes da fábrica. Ele se demitiu e durante 12 anos, trabalhou numa usina siderúrgica (Midvale Steel) onde ocupou o cargo de engenheiro-chefe ao longo dos seus 7 anos, em seguida ele trabalhou durante quatro anos, em uma grande fábrica de papel, transferindo-se, a seguir, para uma grande siderúrgica ( Bethlefem Steel).

Taylor realizava alguns trabalhos de consultoria econsolidou os primeiros documentos que deram origens à Teoria da Administração Cientifica.
Nos últimos 15 anos de sua vida (1901 a 1915) ele voltou a morar em sua cidade natal (Filadélfia) e trabalhou junto a alguns colaboradores na divulgação dos princípios da administração cientifica, fundou em 1910, a sociedade para a Promoção da Administração Cientifica, com a morte de Taylor, em 1915, passoua ser Sociedade Taylor. Frederick Wnslow Taylor teve o mérito complementar, ser o primeiro grande estudioso a consolidador estruturado de ensinamento e questionamentos da administração das organizações.

APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO PARTE II
Principais contribuições da Teoria da Administração Cientifica para a prática da administração:
Com referência as contribuições de ordem geral da Teoria daadministração Cientificam, tem-se:
a) Contribuição direta para a maior eficiência nos processos produtivos, incluindo a redução dos custos de produção.
Isto porque Taylor considerava que a administração das organizações deveria se basear na divisão do trabalho e na especialização, na existência de supervisores que acompanhassem os trabalhos de cada área, na padronização de ferramentas einstrumentos de trabalho, na ideia de tarefa associada a prêmios pela sua execução adequada, pelo estabelecimento de rotina de trabalho,
b) Não implicou, na maior parte das vezes, em maior carga horária e, muito menos, em piores condições de trabalho,
Esta realidade foi demonstrada ao longo do tempo e pela aplicação dos ensinamentos de Taylor em organizações diversas.
c) Em um contexto mais amplo,contribui para a evolução das comunidades onde as fábricas se localizam,
Isto porque surgia um processo interativo, em que as organização produziam mais, podiam vender mais barato e a pessoa da comunidade ganhava mais e, portanto, podiam comprar e gastar mais.
d) Contribuição direta para a estruturação e a aplicação dos princípios da administração,
Embora o estabelecimento dos princípios da...
tracking img