Laranjeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manuel Laranjeira
Manuel Laranjeira (nasceu em São Martinho de Molelos - Santa Maria da Feira, 17 de Agosto de 1877 - m. Espinho, 22 de Fevereiro de 1912), escritor português.
Biografia
Oriundo deuma família modesta, é graças à herança recebida de um tio brasileiro que Manuel Laranjeira prossegue estudos secundários. É desta época (1898) a publicação de Os Filósofos.
Dedica-se desde novo àpoesia e ao teatro, colaborando em diversas publicações periódicas, como a Revista Nova, A Arte, A Voz Pública e O Norte, assinando crónicas (hoje compiladas) sobre temas tão diversos como política,crítica social, religião, literatura e outras artes, medicina, filosofia ou educação.
Em 1898 fixa residência em Espinho, ao número 275 da Rua Bandeira Coelho (actual Rua 19) e matricula-se na EscolaMédico-Cirúrgica do Porto, iniciando o curso superior de Medicina. É desta época o prólogo dramático Amanhã (1902).
Formado em Medicina 1904, desenvolve intervenções de natureza social e política. Édeste modo que o vemo-lo agir politicamente, por exemplo, na Comissão de Propaganda do Centro Democrático de Espinho, e socialmente entrando em confronto, com polémicas crónicas na imprensa, com os ricosportugueses vindos do Brasil, ou com os doutores da Escola Médica do Porto, que criticou acerrimamente. Desta época são as suas conferências sobre biologia e o drama Às Feras (1905)
Em 1907 inicia asua tese de doutoramento, A doença da Santidade - com a qual obtém a classificação de 19 valores. Viaja entretanto até Madrid, visitando o Museu do Prado e mostra interessa em fixar-se em Paris ondese encontrava o pintor e amigo Amadeo de Souza-Cardoso.
Em 1908 conhece Miguel de Unamuno em Espinho, trocando com ele correspondência. É vasta a correspondência de Manuel Laranjeira (toda elapublicada e compilada) com Unamuno, João de Barros, António Patrício, Afonso Lopes Vieira, Teixeira de Pascoaes, Teófilo Braga, Ramalho Ortigão, Amadeo de Souza-Cardoso, entre outros.
No entanto, ainda...
tracking img