Laranja mecanica e a teoria behaviorista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do filme: “The Clockwork Orange” (Laranja Mecânica) de acordo com a teoria Behaviorista.

Laranja Mecânica é um filme britânico de 1971, que conta a história de um jovem inglês punk, Alex, que não tem emprego, falta constantemente as aulas, sem visão para com o futuro, e que usa todo seu tempo livre liderando sua gangue de 4 rapazes de seu mesmo estilo. Todos passam as noites batendoem mendigos idosos, estuprando, roubando, envolvendo-se em brigas, demonstrando um comportamento extremamente violênto e repugnante.
Em uma dessas noites, Alex comete assassinato e ao ser descoberto, é condenado a passar 14 anos na prisão, onde tem que lidar diariamente com a leitura da bíblia (que não o motivava para o amor, pois quando lia se imaginava como o agressor de Cristo), assédio dehomosexuais e uma conduta totalmente diferente da que éra acostumado.
Nessa época surge um novo tratamente psicológico, o qual Alex é submetido como um teste. É uma reabilitacão social para que ele possa sair da prisão antes do previsto, renovado e pronto pra a vida em sociedade. Alex assim vai para a clínica Ludovico, que é onde inicia-se o tratamento behaviorista.
Behavior em inglês significa“comportamento”. Behaviorismo é uma doutrina que entende a psicologia como ciência do comportamento, e não da mente. É o comportamento que podemos observar e descrever, é o estudo das interações indivíduo/ambiente, onde o indivíduo reage de determinadas maneiras quando estimulado de forma negativa ou positiva. Watson e Skinner foram os grandes estudiosos do behaviorismo.
Para entendermos melhoro tratamento que Alex foi submetido é interessante analisar os estudos de Skinner e as leis comportamentais. Um de seus experimentos foi a “caixa de Skinner”, que era um recipiente fechado onde um rato alí ficava, sem nada, exceto uma barra (lavanca). O rato não recebia água, mas acidentalmente precionando a barra viu que ao fazer isso, uma gota de água descia pela haste, saciando sua sede.Dessa forma o ratinho aprendeu que ao pressionar a barra, ele “ganhava” água, o que era um estímulo positivo. Isso fez com que toda vez que o rato sentisse sede, ele apertasse a barra, devido a resposta positiva que recebia (a água). Ele foi condicionado a associar a necessidade a ação, sendo essa a lei do efeito, que é a consequência de uma ação quando ela é percebida por aquele que a pratica.Sabendo o que é behaviorismo, podemos entender o condicionamento o qual Alex foi submetido. O tratamento teria duração de duas semanas, e a garantia de que Alex seria uma nova pessoa, pronta para ser inserida na sociedade sem causar danos as outras pessoas.
De início, Alex tomou uma injeção e logo foi transferido para uma sala de cinema, para sua alegria. Filmes, apenas filmes e imagens, essa seria abase de seu tratamento. Preso numa camisa de força e com grampos nos olhos, Alex não poderia mover-se ou fechar os olhos, ele era obrigado a assistir todos os filmes que lhe eram apresentados. Os filmes mostravam cenas de estupros e pura violência no geral. O problema não foi os filmes ou as imagens, ja que Alex adorava violência, e sim o efeito que a injeções tiveram sobre ele, causando nauseas,enjoos, tonturas e uma sensação horrível, e ao ser condicionado a essas imagens e filmes durante duas semanas, tomando as injeções que o fazia mal, o resultado foi que ao ver qualquer ato similar ao dos filmes, Alex passava mal e não conseguia reagir com violência como antigamente.
Após duas semanas de tratamento, Alex é exposto em um palco para mostrar aos outros o resultado de seucondicionamento torturante. Nesse palco, primeiro sobe um homem junto a ele que o derruba no chão, o xinga, e alex nada faz. Esse mesmo homem coloca os pés sobre o rosto de Alex ainda deitado no chão, e faz com que ele lambesse a sola de seu sapato, Alex prontamente o faz. Após isso, uma mulher nua entra no palco, e Alex quer muito toca-la, mas prontamente esquiva-se e não a toca. Após esse teste em...
tracking img