Lara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
BACHARELADO EM CIÊNCIA E ECONOMIA
Exercícios de Microeconomia II - LISTA 3
Profa. Cirlene Maria de Matos
Entregar no dia da terceira prova (08/04/2013) – valor: 1,0 ponto


1) Explique o equilíbrio de Cournot com várias empresas.

2) Considere um duopólio cuja demanda é P = 10 - Q, onde Q = Q1 + Q2. As funções de custo das empresas sãoC1(Q1) = 4 + 2Q1 e C2(Q2) = 3 + 3Q2. Qual é o lucro de cada uma das empresas no modelo de Cournot? Desenhe as curvas de reação das empresas e mostre o seu equilíbrio.

3) Seja um duopólio composto pelas firmas 1 e 2. O custo médio (e marginal) de cada firma é constante e igual a CMe = CMg = 5. A curva de demanda do mercado é dada por Q = 53 - P.

a) Suponha que cada empresa escolhasimultaneamente seu nível de produção maximizador de lucros, presumindo que a produção de sua concorrente seja fixa. Quais serão o preço de mercado resultante e os lucros de cada uma das empresas?

b) Suponha que a Empresa 1 tome a decisão de produção antes da Empresa 2. Qual será o lucro de cada firma?

c) Encontre o equilíbrio de Bertrand.

4) Suponha que duas únicas firmas idênticas produzamdeterminado bem. Seus custos são dados por C1 = 30Q1 e C2 = 30Q2, onde Q1 é a quantidade produzida pela Empresa 1 e Q2 a quantidade produzida pela Empresa 2. O preço é determinado pela curva de demanda P = 150 – Q, onde Q = Q1 + Q2.

a) Descubra o equilíbrio de Cournot-Nash. Ilustre graficamente. Calcule o lucro de cada uma das empresas nesse equilíbrio.

b) Suponha que as duas empresasformem um cartel para a maximização dos lucros de ambas. Quantos aparelhos serão produzidos? Calcule o lucro de cada empresa.

c) Suponha que a Empresa 1 respeite o acordo feito, mas a Empresa 2 o burle e produza a quantidade de Cournot. Quantas unidades serão produzidas pela Empresa 2? Quais serão os lucros de cada empresa?

d) Represente os payoffs da letra `c` em uma matriz de payoffs,indicando o equilíbrio de Nash e o equilíbrio cooperativo.

7) A demanda de lâmpadas pode ser representada por Q = 100 - P, onde Q é medido em milhões de caixas vendidas e P é o preço por caixa. Há dois produtores de lâmpadas: as empresas Everglow e Dimlit. Elas possuem idênticas funções de custo:

[pic] Q = QE + QD.

a. Estando impedidasde poder reconhecer o potencial existente para o conluio, as duas empresas atuam como perfeitos concorrentes a curto prazo. Quais são os valores de equilíbrio para QE, QD, e P? Quais são os lucros de cada empresa?

b. A alta administração de ambas as empresas foi substituída. Cada um dos novos administradores reconhece, independentemente, a natureza oligopolística do setor de lâmpadas e secomporta conforme o modelo de Cournot. Quais são os valores de equilíbrio para QE, QD, e P? Quais são os lucros de cada empresa?

c. Suponha que o administrador da Everglow corretamente acredite que a Dimlit se comporte como no modelo de Cournot e, portanto, a Everglow passe a apresentar um comportamento à la Stackelberg. Quais são os valores de equilíbrio para QE, QD, e P? Quais são oslucros de cada empresa?

d. Se os administradores das duas empresas decidirem entrar em conluio, quais serão os valores de equilíbrio para QE, QD, e P? Quais serão os lucros de cada empresa?

8) Duas empresas produzem estofamentos para bancos de automóveis: a Western Where (WW) e a B.B.B. Sheep (BBBS). A função de custo de cada empresa é dada por: C (q) = 20q + q2

A demanda de mercado paraesses estofamentos é representada pela equação de demanda inversa:

P = 200 - 2Q, onde Q = q1 + q2 , é a quantidade total produzida.

a) Se cada empresa age para maximizar seus lucros, e estima que a produção de seu concorrente esteja determinada (isto é, a empresas se comportam como oligopolistas de Cournot), quais serão as quantidades de equilíbrio selecionadas por cada uma das...
tracking img