Lar idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Escola de Administração
Profa. Edi M. Fracasso

Plano de Negócios
Casa de Repouso - Orquídea
Empreendimento para Idosos

Vera Lúcia Mendes Coimbra

Porto Alegre
Dezembro 2005
Índice
Página
Sumário Executivo
Enunciado do projecto
O mercado potencial – A Oportunidade
Elementos de diferenciação
Rentabilidade e projecçõesfinanceiras

A Empresa
A Missão
Os objectivos da empresa
Estrutura organizacional e Legal

O Plano de Marketing
Estratégia de Marketing: definição de produtos e mercados
Análise de Mercado
Análise dos clientes
Análise dos concorrentes
Análise dos fornecedores
Análise Situacional
Matriz SWOT
Plano de acções
Estratégia de Marketing: preço, distribuição e comunicação

Planode Recursos Humanos

Plano de Instalação

O Plano Financeiro

Conclusões

Bibliografia
Página
Anexos
Apresentação na aula
Planilhas Financeiras

Sumário Executivo

Enunciado do projecto

Este plano de negócios tem como objectivo apresentar os estudos e análise de viabilidade da criação deste empreendimento para idosos que apresentará diferencial pela inovação dasinfra-estruturas, nas actividades e serviços oferecidos aos seus utentes. Um outro objectivo deste plano é resumir as metas deste negócio para os próximos cinco anos e detalhar as medidas necessárias para as alcançar. As metas da Casa de Repouso Orquídea são:
1. Iniciar a sua actividade (Setembro 2006);
2. Obter financiamento para o investimento inicial;
3. Obter lucros a partirde Janeiro de 2007 depois de obter o retorno do investimento.

O mercado potencial – A oportunidade

O seu público-alvo é constituído por indivíduos a partir dos 65 anos até qualquer idade desde que desejem continuar a viver um dia melhor que o outro.

Elementos de diferenciação

O seu diferencial é permitir que a casa de repouso não seja uma casa de repouso levada à letra mas sim umacasa de vida e para isso a Casa de Repouso Orquídea prevê disponibilizar diversas actividades tais como: promover encontros com crianças, actividades ao ar livre; excursões; festas temáticas, etc. de maneira a que os seus utentes se sintam felizes e realizados.

Rentabilidade e projecções financeiras

A Taxa Interna de Rendibilidade (TIR) representa a taxa máxima de rendibilidade do projecto,não é mais do que a taxa de actualização que, no final do período de vida do projecto, iguala o VAL a zero. O valor obtido da TIR foi de 4%, ou seja, TIR> TA Implica que o VPL> 0; o projecto consegue gerar uma taxa de rendibilidade superior ao custo de oportunidade do capital, pelo que estamos perante um projecto economicamente viável.

A Empresa

A Missão

Casa de Repouso Orquídea é umaempresa cujo principal negócio é permitir o bem-estar, acompanhamento e diversão dos indivíduos mais idosos. O seu público-alvo é constituído por indivíduos a partir dos 65 anos até qualquer idade.

Os objectivos da empresa

Para realizar este plano foi necessário estabelecer alguns objectivos para ver se o projecto é viável ou não. Os objectivos traçados foram: ver se é possível iniciar aactividade em Setembro de 2006; se seria necessário obter financiamento para o investimento inicial e se necessário quanto e ainda verificar a partir de que momento é que se obteria lucros (após o retorno do investimento inicial)

Situação planejada desejada
A Casa de Repouso Orquídea vai actuar num mercado que já é muito conhecido mas onde ainda é possível entrar e ter grande sucesso, mas para issoa Casa de Repouso Orquídea tem que apostar no seu diferencial. O seu diferencial é permitir que a casa de repouso não seja uma casa de repouso levada à letra mas sim uma casa de vida e para isso a Casa de Repouso Orquídea prevê disponibilizar diversas actividades tais como: promover encontros com crianças, actividades ao ar livre; excursões; festas temáticas, etc. de maneira a que os seus...
tracking img