LANDMARKS Peca De Arquitetura

3550 palavras 15 páginas
Peça de Arquitetura
Grau de Aprendiz
Alexandre Melin Faria Chouin – A.´..M.´.

Landmark

Essa é uma palavra muito escutada no meio maçônico e sempre presente na literatura da Ordem.
A expressão “Landmarks”, tem significado, ao pé da letra, na língua inglesa, de ” marcação de terra” ( land=terra e mark,marca para limites entre duas ou mais áreas de terra). São definidos como preceitos antigos e inalteráveis. É um conjunto de princípios que não podem ser mudados.
O foco é que a unidade maçônica mundial seja mantida, e inclui por exemplo a obrigatoriedade dos maçons se filiarem a uma Loja e crerem em um ser superior ” O Grande Arquiteto do Universo”.
Estes princípios podem ser interpretados de várias formas, gerando controvérsias de reconhecimento, mas são cláusulas pétreas, portanto não passíveis de discussão. Alterá-los significa romper a sintonia maçônica mundial.
A palavra inglesa “landmark”, se traduzida ao pé da letra, significa “marco de terra”. A palavra é referente àqueles marcos existentes em entradas de cidades, trevos, praças, etc. Os marcos costumam ser feitos de pedra, concreto ou outro material sólido, e são usados para indicar limites territoriais, fronteiras, registrar um acontecimento, ou mesmo servir de referência. São objetos proeminentes e resistentes, feitos e instalados para durarem e não serem deslocados, ou seja, imutáveis.
Sendo figura relacionada à simbologia da maçonaria operativa, suas características de relevância, referência, solidez e imutabilidade serviram para que o termo ilustrasse as leis permanentes da maçonaria regular, aquelas conhecidas no meio jurídico como “cláusulas pétreas” que, pela inalterabilidade, protegem os princípios e fundamentos da instituição.
Os landmarks maçônicos mais conhecidos e adotados no mundo são os “25 Landmarks de Mackey”. Porém, algumas Grandes Lojas, exercendo o poder soberano que possuem sobre suas leis e administrações, tem publicado suas próprias relações de landmarks, variando seus totais entre 7

Relacionados