Lançamento horizontal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivo
Determinar a velocidade de lançamento horizontal de um esfera através do alcance e utilizando o Princípio da Conservação de Energia

2. Introdução

2.1. Media:
Para resumir dados quantitativos aproximadamente simétricos, é usual calcular a média aritmética como uma medida de locação. Se são os valores dos dados, então podemos escrever a média como

2.2. Desvio Padrão:
Odesvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística. O desvio padrão define-se como a raiz quadrada da variância. É definido desta forma de maneira a dar-nos uma medida da dispersão que:
1. seja um número não-negativo;
2. use a mesma unidade de medida dos dados fornecidos inicialmente.
Faz-se uma distinção entre o desvio padrão σ (sigma) do total de uma população ou de uma variávelaleatória, e o desvio padrão de um subconjunto em amostra.
O termo desvio padrão foi introduzido na estatística por Karl Pearson no seu livro de 1894: "Sobre a dissecção de curvas de frequência assimétricas".

2.3. Propagação de erros:
Quando uma medida de determinada grandeza é realizada, obtém-se um número que expressa o valor da grandeza medida. No entanto, deve-se avaliar a possibilidadeda medida apresentar um desvio maior ou menor em relação ao valor exato. Para avaliar o intervalo onde o valor correto, exato, da grandeza estudada se encontra, deve-se realizar um tratamento estatístico dos dados denominado propagação de erros. Através da propagação de erros pode-se garantir com segurança que o valor correto da medição estará num intervalo, centrado no valor obtido pela medição.Assim, deve-se sempre expressar o valor de uma grandeza M como M±∆M, onde M é o valor da grandeza medido e ∆M é a chamada incerteza da medida.
Nos cálculos para a obtenção do valor de M, utiliza-se o máximo de capacidade
de cálculo que estiver disponível, ou seja, todas as casas decimais que sua calculadora tiver. O resultado final é arredondado para a ordem de grandeza expressa pela incerteza∆M. Este procedimento minimiza erros de truncamento que se acumulariam se arredondamentos intermediários fossem executados.

2.4. Paquímetro:
Paquímetro (grego: paqui (espessura) e metro (medida)), por vezes também chamado de craveira em Portugal, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como umcompasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nónio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Suas graduações sãocalibradas a 20 °C.
Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do nônio e n é o número de divisões do nônio.
2.5. Densidade:

A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau deconcentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³).
A densidade de um corpo poderá ser determinada pela quantidade de massa que o corpo possui dividido pelo volume que esta massa ocupa. A densidade pode ser determinada pela expressão matemática:

2.6. Volume:
O volume de um corpo é aquantidade de espaço ocupada por esse corpo. Volume tem unidades de tamanho cúbicas (por exemplo, cm³, m³, in³, etc.) Então, o volume de uma caixa (paralelepípedo retangular) de comprimento T, largura L, e altura A é:
V = T x L x A
Sua unidade no Sistema internacional de unidades é o metro cúbico (m³). A seguinte tabela mostra a equivalência entre volume e capacidade. Contudo, não é considerado...
tracking img