Lançamento horizontal

1. Resumo
Este relatório aborda a verificação experimental do tempo necessário, a altura em que se encontra e o deslocamento horizontal de uma esfera metálica abandonada a partir do repouso,levando-se em consideração as leis da cinemática bem como suas aplicações no lançamento horizontal.

2. Introdução
O Lançamento Horizontal pode ser considerado, de acordo com o princípio dasimultaneidade, como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre (movimento vertical, sob a ação exclusiva da gravidade, sendo uniformemente variado, pois sua aceleraçãose mantém constante) e movimento horizontal (movimento uniforme, pois não existe nenhuma aceleração na direção horizontal; o móvel o realiza por inércia, mantendo a velocidade com que foi lançado).Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante do projétil, cuja direção é tangente à trajetória, é dada pela soma vetorial da velocidade horizontal que permanece constante, e da velocidadevertical, cujo módulo varia, pois a aceleração da gravidade tem direção vertical.
Assim, no lançamento horizontal, à medida que o móvel se movimenta, o módulo de sua velocidade cresce em virtude doaumento do módulo da componente vertical.

3. Objetivo
O objetivo da prática é a determinação da velocidade horizontal inicial, da gravidade local e a velocidade (teórica) obtida por meio de métodosde conservação de energia.

4. Materiais e Métodos
4.1 Materiais
* Tripé e haste universal
* Cronômetro
* Fita métrica
* Papel milimetrado
* Rampa com saída horizontal* Esfera metálica
* Fio de prumo
* Fita adesiva




4.2 Métodos
O experimento consistirá em abandonar, dorepouso, uma esfera metálica do topo de uma rampa cuja saída é horizontal. Deveremos realizar medidas repetitivas do tempo que a esfera leva para atingir o solo, após sua saída definitiva da rampa, bem...